Senai no Paraná lança primeira Residência em Ciência de Dados para Cidades Inteligentes do país

Nenhum01/09/2021
Programa pioneiro tem como objetivo solucionar problemas das cidades. Instituições já podem se inscrever
Imagem sobre Senai no Paraná lança primeira Residência em Ciência de Dados para Cidades Inteligentes do país

Quão inteligente é sua cidade? Ela inova como deveria? O conceito de cidades inteligentes vem sendo debatido no Brasil e no mundo e sua importância vai além de trazer conectividade: é garantir o básico como saneamento, segurança, mobilidade urbana e saúde para todos, aprimorando com a tecnologia a qualidade de vida das pessoas que ali residem. Segundo Kleber Cuissi Canuto, coordenador de Ciência de Dados e líder de iniciativas em Cidades do Sistema Fiep, a ciência de dados será uma das ferramentas fundamentais no desenvolvimento e planejamento das cidades. “Ela permite maior transparência e racionalidade na tomada de decisões relacionadas à infraestrutura, promoção de novos empreendimentos e modelos de negócios”, explica.

Neste cenário, o Sistema Fiep lança o primeiro Programa de Residência em Ciência de Dados para Cidades Inteligentes do Brasil, pós-graduação com duração de 12 meses que tem o objetivo de unir os dados gerados pelas cidades, órgãos e indústrias para tornar a vida de todos mais prática e fácil. “Com a Residência, queremos incentivar que, cada vez mais, as instituições voltadas às cidades saibam tomar decisões mais eficientes e rápidas baseadas em dados. Os dados nos possibilitam entender os gargalos e trazer propostas de melhorias”, sinaliza Canuto. Na modalidade de pós-graduação no formato de residência o aluno concilia aulas e matérias teóricas com práticas de trabalho para oferecer melhorias nos processos produtivos das organizações.

O Programa, segundo o coordenador, é uma oportunidade para as instituições usarem a tecnologia a seu favor e aumentarem a qualidade de vida de todos. “Hoje cada pessoa produz uma quantidade excessiva de dados que, muitas vezes, não são analisados pelas grandes corporações e instituições governamentais por falta de equipe e conhecimento. E é aí que queremos atuar: na formação de capital humano apto a desenvolver e aplicar as tecnologias que compreendem a ciência de dados na pesquisa e resolução de problemas de negócios das cidades”, esclarece.

Como funciona

A iniciativa acontecerá em duas fases. Inicialmente, estão abertas as inscrições para que prefeituras, indústrias e empresas fornecedoras de soluções para cidades, inscrevam seus desafios. Elas poderão aderir ao programa adquirindo quotas que dão direito a provas de conceitos relacionadas à ciência de dados em cidades inteligentes, tendo acesso a conhecimento, know how e mão de obra qualificada. Assim, terão inovações promovidas através do programa, interação com o universo acadêmico e ainda poderão, ao fim do período, contratar o estudante para implementar em profundidade a solução na empresa.

Os problemas propostos podem envolver diversas áreas, como governança, mobilidade, economia, meio ambiente, pessoas e segurança. Para inscrever um desafio da sua empresa, clique aqui.

Já na segunda etapa serão abertas as matrículas para os pesquisadores e profissionais bolsistas interessados em compor a equipe que proporá a solução dos projetos. “O Programa é 100% on-line, por isso será válido para participantes de todo o Brasil com qualificações diversas: Ciências Sociais, Administração e Ciências Exatas, por exemplo. A iniciativa tem cunho prático e busca resolver problemas colocados por empresas por meio da inteligência artificial”, comenta Canuto. Além do título de pós-graduação, os estudantes terão atuação prática em projetos de cidades inteligentes, interagindo com as empresas e seus profissionais e tendo a oportunidade de mostrar seus talentos.

Os alunos, que terão mentoria de especialistas das áreas, irão estudar temas como Fundamentos de Ciência de Dados; Coleta, Processamento e Mineração de Dados; Modelagem de Dados e Visualização de Dados e Deployment. No curso, os residentes terão, além de outros benefícios, uma remuneração mensal líquida para se tornarem profissionais altamente capacitados no mercado.

Para saber mais sobre o Programa de Residência em Ciência de Dados para Cidades Inteligentes, acesse o site do Senai