Renner Coatings tem apoio do Senai no desenvolvimento de tinta antiviral para reforçar combate à COVID-19

CASES09/12/2020
Produto reduz a atividade do novo coronavírus em até 99,999%
Imagem sobre Renner Coatings tem apoio do Senai no desenvolvimento de  tinta antiviral para reforçar combate à COVID-19

Uma tinta que consegue inativar o novo coronavírus em 99,999% - Polidura Epóxi Higiene Total Geração Anti Viral - foi o produto desenvolvido pela Renner Coatings com apoio do Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica por meio da Chamada Saúde Tech – edital promovido pelo Senai no Paraná em parceria com o Governo do Estado e com a Fundação Araucária. “No início da pandemia nossa equipe técnica estava buscando alternativas dentro de nosso portfólio que combatessem o vírus da Covid-19 nas diversas superfícies que temos contato diariamente. Como já tínhamos dentro de nossa linha de produtos uma tinta com função bactericida e à base d’água, vimos a oportunidade de desenvolver uma nova geração com a propriedade antiviral”, conta Luiz André Ortiz, Diretor Geral da Renner Coatings.

“Neste projeto, investigamos metodologias para obtermos a propriedade antiviral a partir da incorporação de nanopartículas de elementos químicos eficazes para essa ação, obtidas de diferentes fornecedores”, explica Agne de Carvalho Jorge, responsável técnica pelo projeto no ISI Eletroquímica. Foram obtidas cinco formulações alternativas, que tiveram suas propriedades avaliadas, depois de receberem os novos aditivos: composição química, estabilidade físico-química, cinética de cura, citotoxicidade e a efetividade antiviral. Para os ensaios de efetividade antiviral, realizados no Laboratório de Virologia Aplicada da UNICAMP, as formulações foram aplicadas em substratos feitos de fibrocimento, material que mimetiza uma parede de alvenaria.

Os ensaios seguiram as recomendações da ANVISA e metodologias internacionais para medição da atividade antiviral, sendo testado o vírus coronavírus cepa MHV3, gênero Betacoronavírus (mesmo gênero e família dos SARS-CoV-1, SARS-CoV-2/Covid19, MERS).  “Os ensaios realizados pela UNICAMP comprovaram que o produto aditivado com as nanopartículas apresenta baixa ou nenhuma citotoxicidade e excelentes resultados de efetividade antiviral, atingindo percentuais de inativação ou redução da atividade do novo coronavírus de 99,999%”, afirma Agne. “Estes resultados permitem que o novo produto seja inserido no mercado de forma segura, trazendo uma nova perspectiva de diminuição da taxa de contágio em ambientes com grande fluxo de pessoas ou até mesmo nas residências e estabelecimentos comerciais”, completa.

“A Covid-19 é um dos maiores desafios da sociedade moderna. É por meio da ciência, da tecnologia e da inovação que podemos desenhar o futuro que realmente desejamos. Esta é missão da nossa rede nacional dos Institutos Senai de Inovação: empoderar a indústria com inovação para melhorar a vida das pessoas”, finaliza Filipe Cassapo, diretor do Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica.

Fabrício Lopes, gerente executivo de Tecnologia e Inovação do Sistema Fiep, comemora o resultado. “O Senai tem como compromisso apoiar não só a indústria paranaense, mas a sociedade como um todo, portanto nos colocamos à disposição incubando e ofertando estrutura, especialistas e financiamento para as iniciativas contra o coronavírus. Este resultado é uma prova concreta da importância da aliança entre pesquisa e indústria na busca de soluções rápidas, eficazes e acessíveis”, afirma.

Com os ótimos resultados obtidos nos testes, a Renner Coatings inicia a venda para todo o Brasil a partir de dezembro. O Polidura Epóxi Higiene Total Geração Anti Viral será comercializado em branco e demais cores sob encomenda.

Sobre o ISI Eletroquímica

Criado em 2013, o Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica (ISI-EQ) foi o primeiro instituto do Senai a ser inaugurado no Brasil. Com infraestrutura laboratorial e recursos humanos altamente capacitados, realiza pesquisas aplicadas à indústria, desenvolvendo projetos de alto impacto industrial, tecnológico e econômico. Atualmente, é uma unidade credenciada pela Embrapii, oferecendo atendimento nas áreas de Baterias, Revestimentos Inteligentes e Sensores Eletroquímicos. Também atua nas áreas de geração e armazenamento de energia; monitoramento e diagnóstico rápido para bioprocessos; e caracterização, monitoramento e controle da corrosão.

Sobre a Renner Coatings

A Renner Coatings é uma divisão do grupo Renner Herrmann S.A. voltada a soluções de alto desempenho para os negócios de Protective, Performance, Decorative e Marine Coatings. No Brasil, a Renner Coatings conta com parque fabril, localizado na Cidade Industrial de Curitiba, Estado do Paraná. Produz completa gama de produtos e possui completo laboratório de pesquisa e desenvolvimento, o que agrega agilidade na geração de novas tecnologias para o mercado alvo. Por estar localizada próxima a grandes centros industriais, comerciais, estaleiros e zonas portuárias do Brasil, a distribuição dos produtos é feita com rapidez, atendendo aos clientes com a necessária agilidade.