Quem acredita sempre alcança

Insights05/07/2023
De visitante a estagiária e, daí, para uma trajetória vitoriosa que é pura inspiração. Conheça a caminhada de Gabriella no IST de Ponta Grossa
Imagem sobre Quem acredita sempre alcança

O hit de Renato Russo “Mais uma vez” tem muito a ver com a vida da auxiliar de laboratório do Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil de Ponta Grossa, Gabriella de Oliveira Carneiro. Especialmente a parte da canção que diz “se você quiser alguém em quem confiar, confie em si mesma. Quem acredita sempre alcança”.

Quando estava no segundo ano da faculdade de Engenharia de Produção ela fez uma visita ao laboratório do Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil, em Ponta Grossa. Conheceu a estrutura e ficou animada com o que viu. “Eu disse para meu colega: um dia ainda vou trabalhar aqui”, lembra. Ela ficou encantada com o relato do que era feito lá e do quanto seria bom trabalhar naquele ambiente agradável. 

A caminhada não foi fácil. Antes de conseguir se matricular na faculdade, precisou fazer seis vestibulares e duas edições do Enem. “Pensava sempre no que minha mãe me ensinou. Que para não depender de ninguém, eu precisaria lutar para conquistar o que queria para minha vida. E foi o que fiz. Passei em quatro cursos ao mesmo tempo com bolsa de 100%”, explica. Essa etapa foi necessária para que conseguisse conciliar a vida acadêmica com o trabalho, fator necessário para ajudar no orçamento familiar.

Gabriella estava empregada, mas desmotivada com a rotina e ganhava pouco. Um mês após essa visita, conseguiu ser selecionada numa vaga de estágio no Senai. A troca rendeu mais do que só ganhos financeiros. “O que me chamou a atenção foi saber que trabalharia com a equipe e no local que conheci no dia da visita”, destaca.

Logo que foi admitida, em janeiro de 2019, atuou num projeto de uma fábrica da região. Em seguida, começou a atuar junto à equipe do laboratório de química, desenvolvendo simultaneamente as duas funções até ser efetivada em 2021. “O Senai sempre me ajudou em todos os sentidos. Tive apoio quando precisei e sou muito grata”, diz.

Ela soube aproveitar as oportunidades que a vida ofereceu. Ao longo do estágio foi mostrando sua experiência em laboratório. Hoje é auxiliar da equipe do laboratório químico, onde são feitos os ensaios de qualidade de produtos da construção civil e de minerais para o mercado. Além de engenheira de produção já formada, é técnica em química e faz especialização em Engenharia de Materiais, curso que conseguiu graças a uma bolsa do Senai.

Falando mais especificamente sobre seu trabalho, faz o controle de qualidade de cal utilizada na construção civil. “Sempre batalhei pelos meus objetivos, mas aqui meu maior aprendizado foi saber que até posso fazer as coisas sozinha. Mas tudo se torna mais fácil e prazeroso quando se trabalha em equipe”, afirma.

Para o futuro, ela pretende conhecer mais sobre o setor da construção e difundir as informações para que cheguem à população. “Também planejo me especializar cada vez mais para provar ao mercado o desafio que é para uma mulher atuar em áreas predominantemente masculinas. A mulher é frequentemente contestada e sempre precisa comprovar sua competência”, enfatiza Gabriela.