Protótipo de respirador de baixo custo é fabricado em parceria com indústria automotiva no Senai em Curitiba

Nenhum15/04/2020 - Atualizado em 16/04/2020
Equipe do FABLAB do Senai, na CIC, está auxiliando na construção do equipamento, na manutenção de respiradores e na produção de máscaras
Imagem sobre Protótipo de respirador de baixo custo é fabricado em parceria com indústria automotiva no Senai em Curitiba

Com a ameaça de falta de respiradores em todo o país para atender os pacientes de COVID-19 com forte insuficiência respiratória, uma equipe do Senai no Paraná se propôs a produzir um protótipo de ventilador pulmonar de baixo custo no FABLAB localizado em uma unidade na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), em parceria com uma indústria automotiva instalada na região. “Estamos fabricando o equipamento com base em um projeto desenvolvido por uma universidade do Rio de Janeiro. Para isso, uma equipe de engenharia da indústria parceira está vindo todos os dias ao FABLAB para receber o suporte do Senai na fabricação do respirador”, explica Sander Costa Pinto, supervisor dos cursos técnicos em Mecânica do Senai e do FABLAB da Indústria.

Apesar de ser um projeto elaborado por uma universidade do Rio de Janeiro, a equipe de Curitiba é a primeira a fabricar o protótipo. “No momento, estamos em fase de programação, a equipe está ajustando o sistema eletrônico do equipamento para corresponder à pressão do ar nos pulmões”, conta Sander. No entanto, a maior dificuldade deve vir quando o equipamento já estiver pronto. “Depois da conclusão do protótipo, será necessária uma validação e certificação por uma equipe médica. Esta é a parte mais morosa do projeto, pois ficamos dependendo da quantidade de testes exigidos”, analisa. Ao todo, sete profissionais estão envolvidos nesta iniciativa.

A construção do ventilador pulmonar de baixo custo, entretanto, não é a única ação que está sendo desenvolvida no FABLAB da CIC para combater a COVID-19. A unidade também está dando suporte à manutenção de respiradores mecânicos de hospitais da região que estejam fora de uso. O objetivo é consertar equipamentos danificados e devolvê-los às unidades de saúde de origem. Para isso, a equipe conta com orientações do Instituto Senai de Tecnologia em Metalmecânica, localizado em Maringá, que está coordenando no estado essa iniciativa em parceria com a Confederação Nacional da Indústria e empresas do setor automotivo. Interessados em colaborar voluntariamente com a manutenção dos aparelhos podem preencher este formulário.

Confecção de máscaras

Assim como em outras unidades do Senai no Paraná, a equipe de Curitiba também está confeccionando máscaras faciais por meio de impressão 3D e de parcerias com empresas da região. “A Simoldes e Artis Matriz estão produzindo, em maior escala, peças injetadas de alguns componentes que são utilizados nas máscaras e enviando ao FABLAB. Já recebemos 3 mil peças das empresas parceiras. Uma equipe de voluntários do Senai se encarrega pela montagem, higienização e embalagem das máscaras. O objetivo é confeccionar ao todo 60 mil máscaras para serem distribuídas a profissionais de hospitais e unidades de saúde de todo o Paraná”, conta Sander.

 

O que é o FABLAB da Indústria

O FABLAB da Indústria é um espaço de colaboração entre estudantes, empresas e a comunidade, no qual projetos são colocados em prática por meio da fabricação digital e convencional e da troca de experiências. No Paraná, há duas unidades do FABLAB, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC) e em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Ambos contam com espaços de software, manufatura, eletrônica, fabricação digital e Indústria 4.0.