Product Discovery: a chave para o sucesso dos produtos digitais

Insights23/02/2023
Saiba mais sobre o assunto no artigo escrito por profissionais do Instituto Senai de Tecnologia da Informação e Comunicação.
Imagem sobre Product Discovery: a chave para o sucesso dos produtos digitais

A dinâmica do mundo atual, em constante mudança e com uma sobrecarga de informações, exige soluções digitais eficientes e inteligentes. Para se manter competitivas, empresas buscam criar produtos e soluções digitais, mas muitas vezes fracassam em sua implementação. Porém, estudos na área de ‘Product Discovery’ identificaram caminhos para minimizar os fatores que levam ao insucesso dessas iniciativas. 
 
Product Discovery é o processo de identificar e compreender as necessidades dos usuários para determinar o que deve ser construído e por quê. Essa etapa é importante para validar ideias e priorizar soluções antes da construção do produto. Em outras palavras, o objetivo é adquirir conhecimento de maneira ágil, experimentando de forma científica e avaliar as hipóteses para descobrir o que é valioso para os usuários em relação a um determinado problema. Dessa maneira, se minimiza os riscos de desenvolver algo que não traga benefícios nem para a empresa nem para os usuários.  
 
O Delivery é o processo que se dá na sequência do Discovery, em que se entrega o produto aos usuários e retroalimenta o Discovery com base nos aprendizados gerados a partir da utilização do produto. Idealmente, esse é um ciclo que se repete indefinidamente durante a vida útil de um produto, objetivando entregar continuamente as descobertas e gerar o máximo possível de valor aos usuários e consequentemente para o negócio.  
 
A trilha de Discovery é sobre rapidamente gerar itens validados para o product backlog, enquanto a trilha de Delivery é sobre desenvolver software de forma a entregá-lo na mão dos usuários o mais rápido possível. O Discovery objetiva focar em resultado em vez de várias e várias funcionalidades, uma mudança de abordagem necessária para entender as necessidades reais dos usuários. Para que a abordagem de Product Discovery seja efetiva, é importante focar em acessar os usuários do produto, seja o mercado alvo interno ou externo. Dessa forma, maximiza-se a chance de sucesso do produto ao entender as necessidades reais dos usuários e garantir que os recursos sejam gastos de forma eficiente.  
 
Para estudiosos como Melissa Perri, consultora de Product Management, UX, Agile e Lean, a importância de compreender os problemas dos clientes ou usuários para definir valor para eles, em vez de criar um proxy fácil de medir, como o número de funcionalidades entregues. Afinal, o número de funcionalidades enviados não deve ser a principal métrica do sucesso, mas sim os resultados obtidos. Já Teresa Torres, Product Discovery Coach, complementa: "Nós não temos que ser obcecados por features. Temos que ser obcecados por resultados!". É assim que se alcança o sucesso na criação de produtos digitais e se mantém competitivo em um mundo volátil e ágil. 

Esse artigo foi elaborado por uma equipe do Instituto Senai de Tecnologia da Informação e Comunicação, em Londrina, e se você também se interessa pelo tema, saiba mais sobre esse trabalho em nosso site!