Prêmio Inova Oeste valoriza iniciativas inovadoras da região oeste do Paraná

Notícias27/10/2021
Neste ano, iniciativa vai reconhecer empresas, instituições de ensino, entidades governamentais e como novidade, personalidades ligadas à inovação
Imagem sobre Prêmio Inova Oeste valoriza iniciativas inovadoras da região oeste do Paraná

Para fomentar a inovação regional, incentivar e dar visibilidade aos responsáveis pelos projetos implementados, o SRI Iguassu Valley, por meio do Programa Oeste em Desenvolvimento, apoiado pelo Sebrae e Senai no Paraná, lança mais uma edição do Prêmio Inova Oeste.

A premiação, que ocorre desde 2019, tem dois objetivos principais. O primeiro é reconhecer esforços, soluções e resultados inovadores em organizações públicas e privadas do Oeste do Paraná, considerando três tipos de inovações: em produtos, em processos e organizacional. O segundo é reconhecer personalidades de empresas, instituições de ensino e pesquisa e governo, que contribuíram de alguma forma para o fortalecimento e desenvolvimento de inovação no ecossistema SRI Iguassu Valley.

Sobre as categorias 

No primeiro objetivo, são três categorias: inovação em produtos, inovação em processos e inovação organizacional, que são disponibilizadas para empresas de vários portes, instituições de ensino e pesquisa e entidades públicas.

“A inovação em produtos abrange mudanças significativas nas potencialidades de produtos e serviços. Nesse âmbito, incluem-se bens e serviços novos ou aperfeiçoamentos importantes para produtos existentes, que proporcionam valor ao cliente. Na inovação em processos, queremos valorizar aqueles que envolvem mudanças significativas nos métodos, fluxos e processos operacionais (produção, distribuição, finanças, gestão de pessoas e outros). Já na parte organizacional, vamos premiar mudanças em práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas das instituições que possam beneficiar todo o ecossistema”, explica Eliane Ritter, gerente do Sesi e Senai e coordenadora do GT Prêmio InovaOeste do SRI Iguassu Valley.

Para propor o projeto, é preciso cumprir alguns critérios como: criatividade e inovação; aplicabilidade e funcionalidade; impacto científico, tecnológico, ambiental, econômico e social, e apresentação do material submetido.

Reconhecer as personalidades integrantes da chamada tríplice hélice (instituição de ensino e pesquisa, empresa e governo), que contribuíram para o fortalecimento e desenvolvimento da inovação no ecossistema SRI Iguassu Valley é segundo objetivo da premiação. Nesta, as categorias são divididas por segmento: empresas, personalidades e instituições de ensino. Os critérios para indicação são: interatividade com o ecossistema; capacidade de planejamento e execução; liderança e proatividade e efetividade e resultados. As indicações e julgamento serão feitos por meio de comissão.

Em ambas, as informações estão no site http://oestedesenvolvimento.com.br/premioinovaoeste/ até o dia 31 de outubro. Na sequência, haverá seleção dos finalistas. A lista será divulgada até o dia 22 de novembro. Depois, uma comissão julgadora se reunirá para definir os vencedores das três categorias de cada objetivo e o resultado será divulgado no dia 1º de dezembro, durante o LINK SRI/Iguassu Valley.

“A inovação tem sido destaque na região Oeste do Paraná em várias iniciativas e tratativas do ecossistema. O convite é aberto para que as pessoas participem conosco e fomentem as boas práticas”, diz Eliane.

* Texto escrito pela assessoria de imprensa do Sebrae Paraná e disponibilizado originalmente neste link.