Pesquisador do Sistema Fiep tem artigo publicado em renomada revista internacional

Nenhum04/08/2021
Conteúdo de Paulo Broniera Junior aborda técnicas voltadas para a área de tecnologias assistivas
Imagem sobre Pesquisador do Sistema Fiep tem artigo publicado em renomada revista internacional

Paulo Broniera Junior, pesquisador do Instituto Senai de Tecnologia da Informação e Comunicação, teve seu artigo “EEG-FES-Force-MMG closed-loop control systems of a volunteer with paraplegia considering motor imagery with fatigue recognition and automatic shut-off” publicado na renomada revista Biomedical Signal Processing and Control. O texto, escrito em conjunto com os pesquisadores Daniel Prado Campos, André Eugenio Lazzaretti, Percy Nohamac, Aparecido Augusto Carvalho, Eddy Krueger​e Marcelo Carvalho Minhoto Teixeira, aborda técnicas voltadas para a área de tecnologias assistivas dedicadas à reabilitação de pessoas com paraplegia.

O artigo é fruto do trabalho de doutorado de Paulo e envolve técnicas aprofundadas de controles de processos, eletrônica embarcada e inteligência artificial. A pesquisa ainda não está finalizada, mas o pesquisador comenta sobre a importância de ter um trabalho publicado em uma revista tão importante. “É um reconhecimento de um trabalho árduo de quatro ou cinco anos. Quando a gente inicia uma pesquisa, nunca sabemos se estamos no caminho certo, pois são muitas perguntas para responder e estamos tentando trazer essa contribuição para comunidade para transformar a vida das pessoas. Quando outras fontes e especialistas indicam isso como algo positivo, significa que o trabalho está indo para um caminho promissor e que estamos fazendo a coisa certa”, comenta Paulo Broniera Junior, do Instituto Senai de Tecnologia da Informação.

O trabalho foi desenvolvido no Laboratório de Engenharia Neural e Reabilitação (LENeR) da UEL, em conjunto com a Faculdade de Engenharia da UNESP. Contribuíram com o artigo pesquisadores do Sistema Fiep – Senai Londrina, UNESP, UEL, UTFPR e PUCPR.

Para ler o artigo, clique aqui.