Os ensaios de desempenho e o atendimento aos requisitos do usuário

Insights01/09/2021
Conheça mais sobre a norma ABNT NBR 15575
Imagem sobre Os ensaios de desempenho e o atendimento aos requisitos do usuário

Em 19 de julho de 2013 entrou em vigor a Norma ABNT NBR 15.575, que apresenta requisitos, critérios e métodos de avaliação para medir o desempenho de uma edificação habitacional durante o seu uso, estabelecendo parâmetros mínimos para esse desempenho.

O conjunto normativo é constituído por 6 partes, sendo elas: parte 01 - requisitos gerais; parte 02 - requisitos para os sistemas estruturais; parte 03 - requisitos para os sistemas de pisos; parte 04 - requisitos para os sistemas de vedações verticais internas e externas; parte 05 - requisitos para os sistemas de coberturas e parte 06 - requisitos para os sistemas hidrossanitários.

Todas estas partes relacionam os sistemas a um grupo de exigências ligados à segurança (desempenho mecânico, segurança contra incêndio, segurança no uso e operação), habitabilidade (estanqueidade, desempenho térmico, desempenho acústico, desempenho lumínico, saúde higiene e qualidade do ar, funcionalidade e acessibilidade, conforto tátil, visual e antropodinâmico), e sustentabilidade (durabilidade, manutenibilidade e adequação ambiental).

Ao contrário das demais, a norma de desempenho não é uma norma prescritiva (que descreve como sistema e produtos devem ser executados com base no uso consagrado), ela estabelece níveis de desempenho que a edificação deve apresentar na forma como é entregue ao cliente, ou seja, visa atender às exigências dos usuários quando a edificação está sendo usada de fato, independente dos materiais e sistema construtivo empregado. O objetivo é constatar como a edificação se comporta durante o uso, dentro dos parâmetros de durabilidade, segurança e conforto. Juntas, norma de desempenho e prescritivas, resultam em soluções tecnicamente adequadas.

A norma ABNT NBR 15575 apresenta os requisitos de desempenho, que são as condições que indicam de forma qualitativa os atributos que a edificação habitacional e seus sistemas devem apresentar, para que atendam aos requisitos dos usuários. Para conseguir atingir estes requisitos, a ABNT NBR 15575 apresenta quais critérios de desempenho são aplicáveis, critérios estes que são especificações quantitativas, mensuráveis, apresentados em termos numéricos, com o propósito de serem medidos de forma objetiva. A norma apresenta também qual o método de avaliação deve ser empregado.

Para todos os critérios apresentados, a ABNT NBR 15575 estabelece um referencial mínimo (M) de desempenho, que tem atendimento obrigatório e deve ser atingido pelos diferentes elementos e sistemas que compõem a edificação habitacional. Alguns critérios apresentam também parâmetros para níveis de desempenho intermediário (I) e superior (S), estes de caráter facultativo.

Por exemplo, no caso de desempenho acústico para sistemas de fachada, a norma de desempenho não descreve como o sistema de fachada (composto pela vedação externa e esquadria) deve ser construído, não apresenta quais materiais ou espessuras devem ser empregadas, ela apresenta somente qual valor numérico do desempenho acústico (no caso, qual a Diferença Padronizada de Nível Ponderada de Vedação Externa, D2m,nT,w) mínimo deve ser apresentado por este sistema. Para uma habitação localizada na Classe de Ruído I, por exemplo, os valores de D2m,nT,w mínimo será de 20dB para o nível mínimo (obrigatório), 25dB para o nível intermediário e 30dB para  o nível superior.

Os métodos de avaliação de desempenho apresentados pela ABNT NBR 15575 visam avaliar o atendimento dos requisitos estabelecidos. Esta constatação pode ser realizada, conforme aponta a norma, através de ensaios laboratoriais, ensaio de tipo, ensaios em campo, inspeções em protótipos, inspeções em campo, simulações e análises de projetos.

O Laboratório de Tecnologias Construtivas do Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil (IST CC) conta com infraestrutura e pessoal capacitado para realizas diversos ensaios para análise dos requisitos da ABNT NBR 15575, em todo o estado do Paraná. Além dos ensaios para constatação de atendimento aos critérios de desempenho, o Instituto apresenta expertise para desenvolvimento de consultorias personalizadas para aprofundamento da ABNT NBR 15575, simulações, análises de projeto, capacitação de equipe e pesquisa aplicada para desenvolvimento de novas soluções. Conta também com laboratórios com estrutura completa para realização de ensaios em diversos materiais e componentes da construção civil. Oferece também consultoria em outros pontos de interesse da construção civil. Para saber mais, clique aqui.

Conheça os ensaios de campo para avaliação dos critérios estabelecidos do Senai no Paraná:

Durabilidade e Manutenibilidade:

  • Resistência à umidade de áreas molhadas e molháveis em piso
  • Ação de calor e choque térmico em vedações

 Desempenho Estrutural

  • Resistência a impactos de corpo mole em sistema estrutural, sistema de vedação e sistema de piso
  • Resistência a impactos de corpo duro em sistema estrutural, sistema de vedação e sistema de piso
  • Cargas verticais concentradas de 1kN em piso
  • Suporte para peças suspensas em vedação
  • Ações transmitidas por portas
  • Resistência a impactos de corpo mole em portas
  • Peças fixadas em forro
  • Cargas concentradas (acessíveis ao usuário) em cobertura
  • Tubulações suspensas em sistema hidrossanitário

Estanqueidade

  • Pisos de áreas molhadas
  • Ações de chuva e vento em vedação externa (fachada)
  • Incidência direta de água em áreas molhadas em vedações

Lumínico

  • Fator luz diurna (FLD)
  • Avaliação do desempenho lumínico artificial

Acústico

  • Ruído de Impacto em sistema de piso
  • Ruído aéreo entre unidades habitacionais em sistema de piso
  • Isolação acústica entre ambientes em sistema de vedação vertical
  • Isolação acústica entre ambientes – conjunto de paredes e portas de unidades distintas separadas pelo Hall
  • Medição Diferença padronizada de nível ponderada, promovida pela vedação externa (fachada)
  • Avaliação de entorno

Guarda-corpo

  • Esforço estático horizontal em guarda corpo
  • Esforço estático vertical em guarda corpo
  • Resistência a impactos (de corpo mole) em guarda corpo

* Texto escrito por Juliana Paiola, responsável técnica do Laboratório de Desempenho do Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil.