O Senai transforma a história de famílias e capacita profissionais para o mercado de trabalho

Insights13/12/2022
Conheça a história de Felipe de Oliveira, profissional formado no Senai e que foi inspirado pela família, que também cursou na instituição. Hoje ele trabalha no IST-Metalmecânica!
Imagem sobre O Senai transforma a história de famílias e capacita profissionais para o mercado de trabalho

Filho de pais paranaenses, o envolvimento de Felipe Martins de Oliveira no ambiente industrial começou graças ao avô. É que na década de 1970, o avô paterno trabalhava na SANBRA, que na época era a maior indústria localizada em Maringá e diante da necessidade de mão de obra no seu ambiente de trabalho, o avô de Felipe matriculou três filhos no curso de tornearia mecânica no Senai. Todos concluíram os estudos e se tornaram profissionais da área, o que fez com que Felipe tivesse muito contato com a profissão enquanto criança.

“No dia a dia com o meu pai, desde a minha infância, sempre tive contato com o ambiente da manutenção industrial, principalmente no setor mecânico, porém na época não havia despertado interesse pelo segmento. Foi no ano de 2012, aos 17 anos de idade, fim do ciclo estudantil obrigatório e sem uma almejar uma profissão em específico, quando ofertaram-me para estudar no Senai. Ciente do histórico familiar, e já despertado o interesse pelo conhecimento prático, busquei o curso técnico em Eletromecânica no Senai CTM, em Maringá”, explica animado.

Já nos primeiros contatos com os laboratórios da área elétrica surgiu o entusiasmo pelo setor. Em paralelo ao curso, Felipe trabalhou em uma empresa de automação residencial, onde teve noção real do que poderia ser feito com o conhecimento adquirido. “Já no ano de 2014, onde encerrei a formação técnica na instituição, decidi buscar um degrau a mais na formação e iniciei o curo de Engenharia Elétrica na Unicesumar, também em Maringá. No mesmo período, já com mais conhecimento na área de manutenção, trabalhei por seis anos ao lado do meu pai na tornearia de propriedade da família, que pode ser considerada uma terceira escola formação”, acrescenta.

No ano de 2018, já no fim da graduação, surgiu a oportunidade de retornar ao Senai como bolsista no Instituto Senai de Tecnologia em Metalmecânica. Na época, não conhecia o Instituto e nem como era sua atuação, mas aceitou o desafio e foi surpreendido positivamente por conta do trabalho realizado na instituição. “Fiquei cerca de dois anos como bolsista, e posteriormente fui efetivado como colaborador. Hoje, são cerca de 5 anos de instituição, que me proporcionou muitas alegrias, amizades, contatos, conhecimentos e desenvolvimento pessoal. Tenho orgulho do trabalho que desenvolvemos e do quanto ele pode impactar positivamente a indústria e pessoas, além de trabalhar com uma equipe maravilhosas e poder representar da melhor forma a instituição”, finaliza animado.

Conheça o IST Metalmecânica e o trabalho desenvolvido por profissionais apaixonados pelo o que fazem!