Novo laboratório de Intemperismo Artificial do Senai no Paraná

Notícias12/11/2021
Estrutura recebe mais de R$ 1,5 milhões em investimentos feitos em equipamentos para atender as demandas da indústria
Imagem sobre Novo laboratório de Intemperismo Artificial do Senai no Paraná

Para avaliar a qualidade e as características dos mais diversos tipos de materiais frente às intempéries e avaliar o grau de degradação dos componentes decorrente da exposição a agentes externos, é necessário realizar ensaios normatizados (muitas vezes acelerados) de intemperismo artificial, de forma a simular o uso em condições atmosféricas específicas. O Senai, com o Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica, pode ajudar a indústria com o mais novo laboratório de Intemperismo Artificial.

Os ensaios de intemperismo artificial visam induzir alterações de propriedades associadas com as condições reais de uso, como os efeitos da luz solar, umidade e calor, por exemplo, de forma a analisar sua resistência e durabilidade diante de intempéries e temperaturas extremas. As radiações ultravioletas, por exemplo, são reconhecidas como um fator de desgaste dos materiais poliméricos, pois estão associadas ao mecanismo de fotodegradação. O mesmo equivale para os ensaios relacionados aos revestimentos orgânicos, muito utilizados pelas indústrias do setor automobilístico.

Os ensaios de intemperismo fazem uso de radiação UV-A e UV-B com o emprego de lâmpadas como as de arco de xenônio e permitem simular a exposição de equipamentos e materiais com superfície pintada, com ou sem revestimento, e produtos plásticos ou de borracha. Com os dados obtidos pelos ensaios de intemperismo associados a análises posteriores determina-se o índice de integridade de cada material e evita-se a deterioração precipitada, principalmente em relação à solidez e cor.

Atualmente o Instituto conta com 3 câmaras de intemperismo artificial, sendo uma câmara de Xenon Weather Ometer, uma câmara de corrosão de SO2 e uma câmara de choque térmico. Ainda em 2021 o Instituto receberá mais quatro câmaras com diferentes utilidades, sendo elas: névoa salina (salt spray), corrosão cíclica, UVA-UVB e envelhecimento acelerado. O Laboratório de Intemperismo Artificial prestará atendimento a diversos segmentos da indústria (como automotivo, construção civil, energético, eletrônico, entre outros) e estará equipado para avaliar a resistência dos materiais frente a processos corrosivos, de envelhecimento e na avaliação da aparência externa de peças.

O Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica contará com uma infraestrutura de mais de R$ 1,5 milhões em investimentos feitos em equipamentos para atender as demandas da indústria. O novo laboratório estará com a infraestrutura operante em 2022, virando referência nesse tipo de ensaio e apoiando a indústria com resultados de alta qualidade.

Para mais informações sobre o laboratório, entre em contato pelo e-mail alana.pellanda@sistemafiep.org.br .