Monitoramento do Senai Paraná gera melhoria da qualidade da água de rios e reservatórios

CASES02/06/2022 - Atualizado em 03/06/2022
O estudo começou em 2019 e é realizado em parceria com a Copel em 16 usinas de geração de energia.
Imagem sobre Monitoramento do Senai Paraná gera melhoria da qualidade da água de rios e reservatórios

O Instituto Senai de Tecnologia em Meio Ambiente e Química do Senai Paraná, está realizando o monitoramento da qualidade da água de rios e reservatórios da Copel Geração e Transmissão - GET. O estudo começou a ser executado em 2019 e abrange 16 usinas de geração da empresa, com término previsto para 2024. O trabalho desenvolvido tem extrema importância para o meio ambiente, pois a qualidade dos recursos hídricos influencia diretamente em toda a fauna e flora presente no entorno dos rios e reservatórios.

“A Copel GET está comprometida com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e o monitoramento da qualidade da água dos rios e reservatórios está diretamente relacionada aos objetivos do ODS 3, que tem relação com bem-estar e saúde, ODS 6 relacionada a água potável e saneamento e também com a ODS 15, ligada a vida terrestre. Neste contexto a parceria tem ajudado a alcançar os resultados para que sejam atingidas estas metas“, afirmou o Engenheiro Ambiental da Copel e gestor do contrato com o instituto, Ronaldo Collatusso.

O diferencial deste projeto está relacionado a execução total e integrada de serviços. Além de serem utilizados para geração de energia, alguns reservatórios também são utilizados para abastecimento público de água potável. Por meio do monitoramento, a qualidade da água dos rios e reservatórios é garantida e contribui para monitorar e assegurar a qualidade da água de abastecimento público e segurança na operação das usinas geradores de energia elétrica.

“Durante o monitoramento, um dos objetivos é buscar possíveis desvios de parâmetros, possíveis problemas e sugerir intervenções. O instituto possui uma considerável estrutura física, equipamentos e equipe multidisciplinar para a realização do projeto”, explica Maurício Jober da Silva, pesquisador do Instituto Senai de Tecnologia em Meio Ambiente e Química do Senai Paraná. 

Instituto tecnológico

Para o projeto foi necessário realizar a aquisição de equipamentos de medição específicos, principalmente devido a profundidade de alguns reservatórios que podem chegar a mais de 100 metros de profundidade.  

Além desses equipamentos, também foram adquiridos um barco para coleta em rios e reservatórios, veículo e realização de capacitações e treinamentos específicos, como navegação de barcos, trabalho em altura e espaço confinado. A equipe envolvida na execução do projeto é de aproximadamente 50 pessoas.

Conheça mais sobre o Instituto Senai de Tecnologia em Meio Ambiente e Química.