IST em Meio Ambiente e Química adquire cromatógrafo para ampliar serviços de análises laboratoriais

Insights24/04/2024
O equipamento possui uma grande versatilidade, podendo ser utilizado para quantificar agentes químicos orgânicos, pesticidas, hidrocarbonetos e solventes
Imagem sobre IST em Meio Ambiente e Química adquire cromatógrafo para ampliar serviços de análises laboratoriais

Com o objetivo de maximizar os serviços que requerem análises laboratoriais, o Instituto Senai de Tecnologia (IST) em Meio Ambiente e Química adquiriu um novo cromatógrafo para a unidade que fica localizada no CIC, em Curitiba. Ana Cristina de Oliveira Santos Andrade, pesquisadora do IST, conta que o equipamento é utilizado diariamente para a realização de ensaios de agentes químicos orgânicos, por meio de uma técnica chamada cromatografia gasosa. “O intuito da cromatografia é separar os diversos constituintes de uma mistura de substâncias, identificando e quantificando com o auxílio de um sistema de detecção, chamado de espectro de massas”. Segundo a profissional, o equipamento é usado no laboratório porque possui um excelente poder de separação dos constituintes. Além disso, possui alta sensibilidade, conseguindo quantificar pequenas quantidades dos agentes.

Por que a cromatografia é importante para a indústria?

A cromatografia é uma técnica analítica, que permite a separação de compostos em diferentes matrizes. Atualmente, essa técnica vem se tornando cada vez mais útil na indústria, pois permite além da caracterização de produtos, a quantificação de compostos em níveis muito baixos de concentração. Hoje, a cromatografia possui formas de detecção muito sensíveis permitindo a identificação em níveis traços de alguns compostos sendo amplamente utilizada em laboratórios de metrologia para a elaboração de laudos técnicos para órgão ambientais. Neste sentido, o Instituto Senai de Meio Ambiente e Química, possui acreditações nos ensaios cromatográficos pelo Inmetro através da certificação ISO 17.025.

No IST-MAQ são realizados ensaios em diferentes matrizes (águas, efluentes e solo). Através de ensaios, físico-químicos, microbiológicos, e instrumentais o Instituto atende as principais portarias de potabilidade e diretrizes ambientais. Confira abaixo o nosso escopo de trabalho.

- Matrizes atendidas: Água, Efluentes, Solo, Matrizes de Emissões Atmosféricas e Higiene Ocupacional.

Principais legislações vinculadas:

- Portaria Consolidação GM/MS N° 888 de 04 de maio de 2021.

- RDC N° 15.

- RDC 275/2005.

- Decreto 1190/2004.

- CONAMA 357/2005.

- CONAMA 420/2009.

- CONAMA 396/2008.

- CONAMA 430/2011.

- SEMA – Artigo 66.

Para contratar estes ensaios, entre em contato com o Instituto Senai de Tecnologia em Meio Ambiente e Química clicando aqui