Inova BIM movimenta Campus da Indústria, em Curitiba

Nenhum03/03/2023 - Atualizado em 27/03/2023
Evento reuniu servidores públicos estaduais que atuam em órgãos integrantes da estrutura de governança da Estratégia BIM Paraná
Imagem sobre Inova BIM movimenta Campus da Indústria, em Curitiba

Um evento conjunto entre a Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná (SEIL) em parceria com Senai/PR reuniu, na última terça-feira (28/2), no Campus da Indústria, em Curitiba, servidores públicos estaduais, especialmente aqueles que atuam nos órgãos integrantes da estrutura de governança da Estratégia BIM PR.

O evento contou com palestras do desenvolvedor do método BIM Excellence na Change Agents AEC, Bilal Succar; da chefe do departamento de Gestão da Inovação para Planos, Projetos e Obras da SEIL, Lorreine Vaccari, e da especialista BIM Senai/PR, Juliana Paiola; além de um painel de perguntas mediado pelo professor do Centro de Estudos de Engenharia Civil da UFPR, Sérgio Scheer.

Sobre BIM

A técnica vem chamando a atenção de autarquias parceiras que também querem aderir a nova modelagem em seus sistemas e no evento puderam saber mais sobre a implantação. BIM ou Modelagem da Informação da Construção é definido como uma metodologia de trabalho baseada em processos colaborativos, multi e interdisciplinares que envolve profissionais de diversas áreas, como Arquitetura e Urbanismo, Engenharias, Tecnologia da Informação e Comunicação, entre outros, por meio do uso de diferentes plataformas tecnológicas que possibilitam a construção virtual e a simulação de empreendimentos.

Considerando que o BIM permeia todo ciclo de vida do empreendimento, desde o estudo de viabilidade até os processos de manutenção e gerenciamento de ativos, é possível afirmar que a adoção do BIM é uma forma de garantir maior transparência aos processos licitatórios e otimizar os procedimentos de fiscalização de projetos e obras, bem como, de gestão de ativos. Os ganhos com o uso do BIM são inúmeros e isso se comprova pelo fato de muitos países tornarem a utilização da metodologia uma obrigatoriedade, a exemplo do Chile, Singapura, Reino Unido, Estados Unidos, entre outros.

 

De acordo com o palestrante do evento, Bilal Succar, a indústria precisa de encorajamento para adotar o sistema. “O BIM na esfera pública é muito importante, porque quando entidades públicas adotam o sistema e requerem BIM em seu fluxo de trabalho eles criam importantes regras para a indústria adotar. Então a liderança de entidades públicas é a uma peça-chave para uma ampliação da adoção” afirmou.

Succar ainda comentou sobre o trabalho que vem sendo realizado no Estado. “Estou muito impressionado com a proporção e qualidade dos esforços que estão sendo feitos para promover a transformação digital da indústria no Paraná. Estou especialmente impressionado com o trabalho conduzido pelo SENAI e pela SEIL, uma vez que eles estão ajudando todos a abraçar as oportunidades oferecidas através da adoção do BIM e outras tecnologias” concluiu.

O evento teve como principal foco o início dos programas de Capacitação BIM planejados pelo GTEC BIM para 2023, visando atender a Estratégia BIM PR.

 

Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil oferta consultoria BIM

O IST em Construção Civil oferece soluções tecnológicas sustentáveis para garantir a eficiência técnica e econômica de novos materiais e tecnologias aplicadas nas edificações, assegurando a qualidade e a segurança dos sistemas construtivos.

As soluções incluem consultorias tecnológicas, serviços metrológicos e projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação nas indústrias. Entre as soluções oferecidas está a consultoria em Building Information Modeling (BIM).

Além disso, por meio do programa teórico prático denominado Residência BIM, empresas da construção civil poderão ter acesso a aplicações práticas da tecnologia, em diferentes níveis, de forma a tornar seu processo mais eficiente e tecnológico, entrando em um novo patamar em sua cadeia industrial.

*** Mais informações sobre podem ser consultadas aqui.