Hub de Inteligência Artificial do Senai Paraná desenvolve tecnologia de manutenção em parceria com a Bosch

CASES25/08/2022
A tecnologia de manutenção capaz de prever a parada das máquinas durante a produção.
Imagem sobre Hub de Inteligência Artificial do Senai Paraná desenvolve tecnologia de manutenção em parceria com a Bosch

O uso de inteligência artificial está se tornando cada vez mais comum na indústria e isso deve ocorrer de maneira veloz se depender do Instituto Senai de Tecnologia da Informação e Comunicação. Em parceria com a Bosch, o Hub de lA do Senai Paraná desenvolveu uma tecnologia de manutenção capaz de prever a parada das máquinas durante a produção, aumentando a vida útil dos equipamentos e reduzindo os custos. A empresa pretende migrar para a quarta revolução industrial através de Informatização e dinamização dos sistemas de automação industrial para auxílio e tomada de decisões.  

Um dos grandes impasses é o controle de qualidade e garantia de continuidade na linha de produção. Com este preceito, a R. Bosch, em parceria com o Senai, propôs a cota de projeto para a priorização de ferramentas utilizando 'Machine Learning'. A solução é a aferição de ciclo de ferramentas de corte nos processos de usinagem. Em seguida é feita uma métrica utilizando a técnica para indicar qual a ferramenta que deve ser priorizada. Data Science e estatísticas também foram utilizadas para efetuar um Score final da ferramenta, indicando para o gestor qual deve ser priorizada para assegurar que a linha de produção não será interrompida mediante uma possível quebra.  

Inteligência Artificial  

A inteligência artificial é empregada na previsão de quebra de ferramenta de corte. Ela é utilizada em uma rede neural que reconhece o padrão de quebras para uma determinada classe dentro de um intervalo de tempo. A partir desta rede é informada a probabilidade de quebra para o próximo turno, isto quando já inserida no torno ou em outra máquina de usinagem. A partir deste processo é gerado um Score das ferramentas (cada item recebe uma nota de qualidade), todavia não há elementos práticos testados para esta situação, além disso, a não rastreabilidade das ferramentas dificulta o tratamento de dados e os resultados ficaram inclusivos.