Habitat Senai firma parceria para ativar em seu programa de aceleração a vertical Construtech

Notícias14/09/2022 - Atualizado em 15/09/2022
A parceria com o Sinduscon-PR visa fomentar ainda mais o ecossistema de inovação de Construção Civil.
Imagem sobre Habitat Senai firma parceria para ativar em seu programa de aceleração a vertical Construtech

A inovação deve chegar até à indústria e à população e para que isso aconteça o Sistema Fiep conta com várias vertentes. Uma delas é aceleradora que, instalada na unidade de negócio do Habitat Senai, promove o empreendedorismo industrial em startups, criando e desenvolvendo negócios inovadores. Com o apoio de mentores, parceiros e especialistas, são compartilhados conhecimentos e experiências em busca do desenvolvimento e crescimento acelerado da startup. A instituição firmou uma parceria com o Sinduscon Paraná para ativar em seu programa de aceleração a vertical Construtechs, que são startups que desenvolvem soluções tecnológicas para a cadeia da Construção Civil. Esta parceria visa fomentar ainda mais o ecossistema de inovação por meio de uma agenda de eventos e ações para aproximar construtoras, incorporadoras e startups do setor.

Com o aumento do INCC, o preço dos imóveis e materiais de construção ficaram mais elevados e para que não se tenha um impacto tão elevado no custo final das obras, o setor vem buscando e desenvolvendo tecnologias para que haja a facilitação, aceleração, otimização, gestão e aumento de produtividade. Segundo um levantamento realizado pela FGV, o Índice Nacional Da Construção Civil (INCC) teve alta de 7,20% neste ano e chegou a 2,81%, se comparado ao mesmo período de 2021, que indicava 2,30%. A inovação passou a surgir por meio de uma verdadeira revolução no mercado da construção civil com soluções em inteligência artificial, drones, bioconcreto e, claro, realidade virtual.

“No período da pandemia, a indústria da construção foi considerada atividade essencial e seguiu em frente, enfrentando de cabeça erguida a fase mais complicada da crise sanitária. Mesmo com todas as restrições, encerramos 2021 com ótimos resultados, consolidando um crescimento de 7,6%, o maior em dez anos. Este ano, seguimos em ritmo de expansão, com previsão de crescimento do PIB do setor acima da economia nacional, algo próximo a 3,5%. Mas para dar vazão e melhorar a produtividade da nossa indústria, precisamos inovar. Apenas com inovação poderemos ser mais competitivos, potencializar os resultados, reduzir custos e tempo de obra, bem como melhorar a qualidade dos nossos produtos e serviços. Por isso este programa viabilizado com o Sistema Fiep, por meio do Senai Paraná, é tão importante para a nossa indústria. Precisamos conhecer e explorar novas ideias e soluções que otimizem o dia a dia das atividades das empresas”, considera o presidente do Sinduscon Paraná, Rodrigo Assis.

Para Lucas Gregory Gomes de Almeida, sócio fundador da AeonVR, startup que participa da aceleradora do Sistema Fiep, investir em tecnologia é essencial. Com o auxílio do Habitat Senai, eles desenvolveram apartamentos decorados e showrooms de produtos complexos de maneira imersiva e no metaverso. “É possível ter a visualização imersiva, com os óculos de realidade virtual. Assim temos a experiência mais próxima da realidade que existe, graças a percepção espacial que é incrível, e as maneiras que utilizamos para “enganar” o cérebro, fazendo com que os usuários realmente acreditem que estão fisicamente no ambiente”, explica Almeida. Na empresa, eles trabalham com duas vertentes realidade virtual e metaverso, duas tecnologias que chegam justamente para reduzir gastos e se aliarem a agenda ESG, além de proporcionarem outra experiência ao usuário, que está em busca de um empreendimento ideal e que atenda seus desejos.

Leia mais sobre o Habitat Senai!

Um dos diferenciais da Aceleradora do Sistema Fiep é a sua conexão com as indústrias. Além de fomentar o desenvolvimento de startups de alto impacto, o programa atua diretamente para que as soluções sejam aplicadas e adquiridas pelas indústrias. “Nossa expectativa é que com o endosso do Sinduscon possamos atrair e desenvolver ainda mais startups com tecnologias e soluções para a indústria de construção civil, que é fundamental para o crescimento sustentável do nosso estado e país. Nosso objetivo junto ao Sinduscon, empresas associadas a ele e startups é oferecer nossa estrutura e expertise para promover um ambiente propício para que empreendimentos de grande potencial possam de fato validar seus negócios, crescer de forma exponencial e tornar o setor de construção civil mais competitivo”, analisa Kézia Renata Rodrigues da Silva, supervisora da Aceleradora do Sistema Fiep.

Inovação que chegou para ficar

De acordo com uma análise realizada pelo Observatório Sistema Fiep, os investimentos em digitalização seguirão crescendo para o atendimento de variados fins, incluindo alterações de processo-chave e eliminação de presença física em algumas unidades operacionais. Além disso, ferramentas analíticas se consolidarão como tecnologia indispensável para identificar raízes de problemas, descobrir oportunidades ou detectar futuras ameaças, detalham no estudo.

“Acreditamos que o que fazemos gerará uma revolução no mercado imobiliário e também no de produtos. Com a Realidade Virtual podemos simular todos os tipos de ambientes, personalizações possíveis, tudo para um possível comprador/cliente realmente se sinta utilizando um produto ou vivendo em um ambiente (apartamento decorado). Com isso reduzimos ao mínimo as objeções e dúvidas que esse cliente possa ter. Também aceleramos o início das vendas, pois produzimos muito mais rápido do que criar um decorado físico, ou um showroom físico”, finaliza o sócio fundador da AeonVR.

Vantagens de participar da aceleradora como uma construtech

Aqui sua startup consegue se conectar na prática com o ecossistema industrial e de inovação do Sistema Fiep, alavancando as soluções inovadoras e potencializando os diferenciais competitivos por meio das seguintes vantagens:

  • Conexão com as empresas do setor de construção civil para a validação das soluções.
  • Aportes financeiros por meio de editais de subvenções e contatos com fundos de investimento;
  • Mentorias especializadas e networking orientado para as necessidades do negócio;
  • Parcerias com as principais aceleradoras e redes de investidores do país;
  • Apoio tecnológico por meio da rede dos Institutos Senai de Tecnologia e Inovação no Paraná e Brasil;
  • Acesso à completa e dinâmica infraestrutura das unidades do Sistema Fiep em todo o Paraná, com ambientes de tecnologia, inovação e prototipação rápida (conforme disponibilidade).

A Aceleradora do Sistema Fiep é habilitada à execução de atividades de pesquisa e desenvolvimento junto ao Comitê da Área de Tecnologia e Informação (CATI) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). A Aceleradora do Sistema Fiep é acreditada pela Enrich in Brazil, representante da União Europeia, como Soft Landing Hub. Saiba mais em nosso site!