Furukawa inaugura espaço dedicado à inovação no Habitat Senai

Notícias31/01/2023
O Habitat Senai oferece infraestrutura e serviços de apoio a empresas interessadas em desenvolver soluções inovadoras.
Imagem sobre Furukawa inaugura espaço dedicado à inovação no Habitat Senai

Um ambiente de inovação aberta, fora da empresa, em que os colaboradores têm a oportunidade de interagir - inclusive com pessoas de outras organizações - sem a pressão das atividades do dia a dia. Essa é a proposta do Espaço Habitat que a Furukawa Electric LatAm , inaugurado nesta segunda-feira (30), dentro do Habitat Senai - espaço colaborativo e de troca de experiências entre empresas inovadoras e o Sistema Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná).

Localizado em Curitiba, o Habitat Senai oferece infraestrutura e serviços de apoio a empresas interessadas em desenvolver soluções inovadoras, com base em novas tecnologias, que atendam às demandas da indústria. Proporciona oportunidades de parcerias com startups e com Institutos Senai de Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento de projetos com foco em estímulo à produtividade, ao crescimento econômico e na sustentabilidade ambiental.

 “É uma experiência importante para a empresa dentro do contexto de projetos de inovação aberta voltada à transformação digital da indústria”, resume Nelson Saito, responsável pelo Departamento de Tecnologias Digitais & Startups (TDS) da Furukawa. Ele ressalta que a inauguração do novo espaço está alinhada às iniciativas desse departamento, que foi criado pela empresa em 2020. “O objetivo é estimular parcerias e acelerar a troca de ideias entre pessoas envolvidas com a inovação digital”, acrescenta.

 O Espaço Habitat da Furukawa consiste em uma sala exclusiva, com capacidade média para dez pessoas, que foi projetada para oferecer um ambiente favorável à colaboração entre pessoas em projetos de inovação. A intenção é usar esse espaço para realizar oficinas com equipes de projetos e testar a adoção de novas tecnologias e metodologias de gestão da inovação, entre outras aplicações.

Para Fabrício Lopes, gerente Executivo de Tecnologia, Inovação e Responsabilidade Social do Sistema Fiep, “a vinda da Furukawa para o Habitat Senai corrobora com os objetivos de ampliar as conexões e desenvolver novas soluções por meio de projetos de inovação relevantes para a sociedade. A representatividade e a abrangência de mercado da Furukawa proporcionarão diversas parcerias para estimular os setores de energia, mobilidade e transformação digital, assim como também conectará com as soluções da Rede Senai de Institutos de Tecnologia e Inovação”.