Especialistas do Senai, Copel, Motiva e Phuel lançam livro sobre setor elétrico e gestão da mobilidade elétrica

Notícias19/11/2021
Obra foi escrita em parceria com a Copel Distribuição e a PHUEL Smart Energy spin-off da Motiva Mobilidade S/A
Imagem sobre Especialistas do Senai, Copel, Motiva e Phuel lançam livro sobre setor elétrico e gestão da mobilidade elétrica

A área de Tecnologia e Inovação do Senai no Paraná acaba de lançar, junto com a Copel Distribuição e a PHUEL Smart Energy spin-off da Motiva Mobilidade S/A, o livro “O Setor Elétrico e a Gestão pelo lado da Demanda na Mobilidade Elétrica”. Com foco em esclarecer sobre o sistema elétrico de distribuição de energia vigente, o documento inclui temas como os sistemas de distribuição de energia, os sistemas de comercialização de energia, a operação do sistema elétrico e gestão do MUST. O lançamento do livro aconteceu nesta terça (16) na unidade do Senai da Cidade Industrial de Curitiba (CIC).

Na obra, a mobilidade elétrica é observada pelo prisma de inserção na rede elétrica, sendo apresentado um estudo a respeito das tendências de crescimento, consumo e demanda de energia, o impacto de múltiplas recargas simultâneas, sejam elas dentro de um estacionamento, condomínio, frota empresarial, dentro do contexto de um bairro ou cidade. Ainda são apresentados os principais órgãos regulatórios como: a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o Ministério de Minas e Energia (MME), o Operador Nacional do Sistema elétrico (ONS), a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), além das mudanças legislativas sancionadas por estes órgãos que impactam todo o setor elétrico. 

O projeto tem como visão mostrar que é possível inovar juntando as expertises de uma empresa pública de economia mista, uma instituição privada brasileira de interesse público e startups e foi escrito por Anderson de Souza Góes, Camila Sonoda Gomes e Mário Henrique Akihiko da Costa Adaniya, representantes do Senai no Paraná; Frank Toshioka, representante da Copel Distribuição; e Paulo Cesar Waidzik e Pedro Furtado Gonçalves da Silva, representantes da Motiva e Phuel.

O livro teve suporte financeiro do programa de pesquisa e desenvolvimento (P&D) tecnológico do setor elétrico, regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). 

* Informações extraídas do livro “O Setor Elétrico e a Gestão pelo lado da Demanda na Mobilidade Elétrica”.