Edifício que abriga Institutos Senai em Maringá completa um ano

Notícias29/09/2020
Estrutura, feita para atender demandas de pesquisa e desenvolvimento das indústrias, conta com modernos laboratórios e Certificação LEED Platinum
Imagem sobre Edifício que abriga Institutos Senai em Maringá completa um ano

Há um ano foi inaugurado o edifício que abriga o Instituto Senai de Tecnologia em Metalmecânica e o Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Estruturas, em Maringá, no Noroeste no Paraná. Com 3.746,02m² de área útil, a estrutura teve seu moderno projeto arquitetônico concebido pela equipe de Engenharia do Sistema Fiep e conta com Certificação LEED Platinum (Leadership in Energy and Environmental Design – Platinum) da agência Green Building Council Brasil.

O presidente do Sistema Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, ressalta que os institutos prestam um importante apoio para a indústria. “A evolução de um produto ou processo tem que ser dinâmica, necessitando de investimentos constantes no desenvolvimento tecnológico. Os institutos dão justamente o suporte que as empresas precisam para evoluir nessa área e ganhar competitividade”, diz.

Atualmente, 21 projetos estão em execução pelos dois Institutos. “A nova sede foi projetada para atender as demandas de pesquisa aplicada, com toda a estrutura necessária para desenvolver projetos que auxiliem as indústrias nas áreas de tecnologia e inovação. A construção também incentiva a sustentabilidade, com o compromisso de ser referência para o setor industrial. É um espaço feito para a indústria se desenvolver e se tornar mais competitiva”, reforça José Antonio Fares, superintendente do Sesi e do IEL e diretor regional do Senai no Paraná.

Laboratórios modernos e completos

Instituto Senai

Um dos destaques do edifício são seus modernos laboratórios. “Todos eles foram bem planejados e, como exemplo, destacamos o laboratório de análises química e microestrutural, onde está posicionado o nosso Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV). Este laboratório dispõe de uma fundação exclusiva, destacada da fundação do restante do edifício, uma vez que o MEV demanda controle de vibração”, explica Nério Vicente Junior, diretor do Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Estruturas.

No Instituto Senai de Tecnologia em Metalmecânica o destaque é o Centro de Usinagem 5 eixos que trabalha com peças complexas, com superfícies com formas orgânicas ou geométricas, com alta velocidade e precisão. O local também conta com impressora 3D de aplicação industrial, que produz peças poliméricas por meio de manufatura aditiva, com o uso da tecnologia de sinterização a laser. “Estamos sempre atualizados sobre as principais inovações tecnológicas ligadas à nossa área de atuação. Desta forma, nossas equipes estão aptas a desenvolver projetos que auxiliem a elevar a competitividade da indústria com soluções tecnológicas integradas, aplicadas a produtos e processos, com foco na sustentabilidade e no desenvolvimento industrial de pequenas, médias e grandes empresas de vários setores industriais”, completa Lídia Gomes Mendonça, Coordenadora de Tecnologia e Inovação do Instituto Senai de Tecnologia em Metalmecânica.

Localização estratégica

Maringá foi escolhida para receber os dois Institutos por ser considerada uma cidade em ampla expansão e que atingiu nos últimos anos um dos melhores índices de qualidade de vida do país, além de ser um polo tecnológico e uma referência em educação de nível superior. Os Institutos Senai fazem parte de um processo iniciado em 2012 pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Departamento Nacional do Senai, em parceria com as Federações de Indústrias estaduais, quando criaram o Programa Senai de Apoio à Competitividade.

O Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Estruturas oferece soluções nas áreas de edificações, infraestrutura, máquinas e equipamentos, automóveis, aviões, navios, plataformas de petróleo, torres de transmissão, entre outras. Já o Instituto Senai de Tecnologia em Metalmecânica tem como principal negócio o desenvolvimento de equipamentos, contemplando design, engenharia de produto e prototipagem. Oferece também consultorias tecnológicas em processos produtivos e automação, serviços laboratoriais com ensaios dimensionais e metalográficos, e certificação de produtos.