Cooperativa faz uso de Inteligência Artificial para classificar grãos de soja com apoio do Senai no Paraná

CASES01/10/2020
Cocamar contou com o HUB de Inteligência Artificial Senai para desenvolver tecnologia que estima a acidez e a concentração de clorofila nos grãos de maneira mais rápida e assertiva
Imagem sobre Cooperativa faz uso de Inteligência Artificial para classificar grãos de soja com apoio do Senai no Paraná

Com o uso de Inteligência Artificial (IA) e Visão Computacional, uma cooperativa paranaense pôde acelerar e padronizar a classificação de grãos de soja. A Cocamar contou com o apoio do HUB de Inteligência Artificial do Senai no Paraná para desenvolver um aparato que captura imagens de amostras de grãos de soja, extraindo informações e treinando um algoritmo para monitorar o nível de acidez e a concentração de clorofila.

“O processo de classificação dos grãos é crucial na negociação da produção agrícola. É por meio dessa classificação que os grãos são avaliados para compor o preço de compra que a Cocamar oferecerá ao produtor. Com a transformação desse processo, que hoje é parcialmente manual, para a classificação por imagens utilizando a Inteligência Artificial como ‘cérebro’ da operação, o objetivo é ganhar agilidade. Em momentos de safra agrícola, a quantidade de caminhões que passam pelo processo em um espaço pequeno de tempo é muito grande e, neste momento, qualquer minuto perdido pelo produtor tem grande impacto. Por isso, nós, enquanto cooperativa, precisamos ajudar o produtor nesta etapa”, explica Guilherme Bulla Zago, especialista de projetos da Cocamar.

Esta é uma das maneiras que as novas tecnologias podem ajudar o agronegócio a acelerar seus processos. “A Inteligência Artificial permite entender melhor como o plantio evolui em toda a sua cadeia, desde a modificação dos grãos, produção, colheita, armazenamento, e cadeia do alimento. Ao compreender melhor o processo e ter um histórico como base, é possível prever o comportamento e corrigir com antecedência, o que fará o agronegócio melhorar ainda mais sua produção e qualidade de produto”, analisa Muriel Mazzetto, consultor do programa de Residência em Inteligência Artificial do HUB de IA do Senai.

O projeto e a parceria com o HUB fazem parte de um grande investimento da Cocamar em inovação. Por meio do Cocamar Labs, programa que reúne iniciativas de inovação incremental, radical e disruptiva, a cooperativa se aproxima do ecossistema de inovação. “Nos últimos anos, a transformação digital, a indústria 4.0 e a verticalização da produção passaram a ser temas muito relevantes. Neste contexto, a Inteligência Artificial é considerada uma ferramenta essencial para que várias soluções possam ser implantadas com sucesso, por isso, para a Cocamar, esse investimento fez muito sentido. Somos uma cooperativa, então, tudo o que estamos planejando e implantando tem o objetivo de beneficiar nosso cooperado com agilidade, segurança, confiabilidade e produtividade no campo” analisa Guilherme.

O Senai proporciona o contato com as novas tecnologias a empresas que queiram testar o potencial da IA em suas demandas. E os resultados já podem ser observados: Hoje podemos dizer que temos dois tipos de resultados, de mesma importância: o primeiro deles é mais relacionado à cultura. Com as soluções desenvolvidas e propostas pela equipe do Senai, foi possível mostrar a todos o potencial que esta tecnologia tem para melhorar ainda mais a cooperativa para nossos cooperados. E o melhor: está ao nosso alcance, não é algo utópico ou somente para empresas do Vale do Silício. O engajamento dos colaboradores para nos ajudar a realizar a transformação planejada, enquanto equipe de inovação, aumentou consideravelmente”, afirma Guilherme. “O outro ganho muito importante foi relacionado às entregas que recebemos. A partir delas iniciamos projetos internos para desenvolvê-las ainda mais e aplicá-las em toda a cooperativa e suas unidades operacionais”, conclui o especialista. 

Sobre o HUB de Inteligência Artificial Senai

Inaugurado em 2019 na cidade de Londrina, o HUB de Inteligência Artificial Senai tem atuação nacional com a missão de acelerar a adoção das novas tecnologias pelas empresas brasileiras. O HUB atua como um Centro de Provas de Conceito de Inteligência Artificial, ou uma “fábrica de POCs”, para que as empresas experimentem a aplicação de IA de forma acessível e ágil.

O HUB de Inteligência Artificial Senai faz parte de um ecossistema de inovação em crescimento, onde estão conectadas empresas de TI, startups, indústrias, instituições de pesquisa e de ensino, todos envolvidos na temática de IA.  Indústrias interessadas em conhecer o trabalho do Senai no Paraná na área de Inteligência Artificial podem acessar o site: https://www.senaipr.org.br/tecnologiaeinovacao/nossarede/hubia/.