Controle tecnológico é fundamental em serviços de terraplanagem em obras

Insights16/07/2021
Conhecimento da investigação do solo é um requisito preliminar nas obras engenharia; entenda o motivo
Imagem sobre Controle tecnológico é fundamental em serviços de terraplanagem em obras

A execução dos serviços terraplenagem deve seguir as especificações técnicas e construtivas do projeto de obras de terras. O conhecimento da investigação do solo é um requisito preliminar nas obras engenharia, pois visam dar uma orientação segura e econômica ao projeto em estudo.

As investigações do campo associadas aos ensaios de laboratório permitem a obtenção de informações sobre o solo, classificando o solo de acordo com suas características tecnológicas. A classificação do solo está associada a diferentes propriedades e dentre elas destacam-se a composição granulométrica dos solos; limite de liquidez; limite de plasticidade; índice de plasticidade; índice grupo. De posse destas informações é feita a sua classificação quanto aos tipos de material tais como fragmentos de pedra, pedregulho e areia; areia fina; pedregulhos e areias siltosas ou argilosas; solos granulares; solos siltosos; solos argilosos; solos sito-argilosos. Avaliando-se todos estes parâmetros o solo pode ser classificado como subleito: excelente a bom; regular a mau.

O solo, de acordo com o fim para o qual se destina, necessita ser convenientemente analisado. Quando alguém pretende construir uma estrada, uma pista de rolamento de aeroporto ou ainda um piso de salão de festas, é essencial que se coletem algumas informações sobre este solo. Dentre estas, uma é fundamental, a massa especifica aparente seca dos solos, pois ela permite que se obtenham informações a resistência do solo e seu grau de compactação ou porcentagem de compactação.

Todo o solo possui uma umidade ótima e a quantidade de água adicionada ao solo para chegar à umidade ótima se denomina teor de umidade. Nos solos argilosos o teor varia proporcionalmente à dureza, isto significa que à medida que a umidade decresce, o solo vai se tornando mais duro, e que para grandes umidades, ele será mole. Para se trabalhar com um solo, nas construções de estradas, pontes, barragens, pistas etc., é essencial que se conheça a mudança do estado físico ou de consistência deste solo. Esta consistência pode ser determinada a partir dos limites físicos do solo, tais como limites de liquidez, plasticidade e contração.

A compactação de solos é o processo manual ou mecânico que reduz o volume de vazios entre as partículas de solos, que objetiva ao reduzir os vazios, e aumentar a densidade do solo tornando-o mais estável e mais resistente. A compactação é importante na engenharia de solos, porque aumenta a estabilidade dos solos; aumenta a resistência dos solos; diminui o Índice de vazios entre as partículas; alcança sua densidade máxima; determina sua umidade ótima; aumente o índice de impermeabilidade dos solos; aumenta a resistência ao cisalhamento do aterro compactado. De posse destes dados, a engenharia pode seguramente executar inúmeras obras de: estradas, aeroportos, aterros, barragens etc.

A ABNT (NBR 5681/2015) esta Norma estabelece os requisitos mínimos para o procedimento de controle tecnológico da execução de aterros em obras de construções residenciais, comerciais ou industriais de propriedade pública ou privada.

É obrigatório fazer o controle tecnológico que leve em conta as exigências do projeto e das especificações particulares de cada obra em especial quanto a: característica e qualidade do material a ser utilizado; controle da umidade do material; espessura e homogeneidade das camadas; equipamento adequado para a compactação; grau de compactação mínimo a ser atingido.

Veja um vídeo com mais informações sobre o tema:

Instituto Senai De Tecnologia Em Construção Civil - Ponta Grossa (PR)

O laboratório de solos está capacitado para a realização de ensaios de  caracterização tecnológica de solos tais como: coleta de amostras de solos em campo; ensaios de compactação; análise granulométrica; determinação do limite de liquidez (LL); determinação do índice de plasticidade (IP); determinação do índice de suporte Califórnia (ISC ou CBR); controle tecnológico da umidade (por meio de ensaios de campo) e da capacidade de suporte (ISC ou CBR), assim como a caracterização dos materiais (LL e IP). Caso o material apresente valores fora dos limites estabelecidos pela especificação, você precisará analisar a necessidade de trocar o material ou realizar algum tipo de atividade que faça com que com que o material recupere suas características, no caso da capacidade de suporte, que pode estar reduzida em função da umidade elevada. Para saber mais sobre o Instituto, clique aqui.

* Artigo escrito por Joel Martins dos Santos, técnico de laboratório do Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil