Conheça a trajetória de Juliana Paiola da Silva, analista técnica do Senai Paraná

CASES14/09/2022
Ela atua no Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil.
Imagem sobre Conheça a trajetória de Juliana Paiola da Silva, analista técnica do Senai Paraná

Juliana Paiola da Silva nasceu e foi criada no interior do Paraná, na cidade de Santo Antônio da Platina com cerca de 45 mil habitantes. Era uma criança alegre, agitada e o tédio não a agradava. Apaixonada por ciências, exatas e por entender como as coisas funcionam passou no vestibular da UEM, com 17 anos. Era começo de 2001, quando ela se mudou para Maringá para começar a faculdade de Engenharia Civil. Ali nascia um sonho 

Neste período de graduação, começou um estágio em uma empresa que prestava serviços em orçamento, planejamento, gerenciamento e execução de obras, por lá ficou durante 12 anos. Paralelo a isso, no período noturno, Juliana começou a dar aulas em uma Universidade local. Um certo dia, em abril de 2013, ficou sabendo de uma vaga para dar aulas de Materiais de Construção em uma faculdade do Senai e ficou intrigada: “O Senai não é só curso técnico?” Como atendia os requisitos, curiosa pela oportunidade, se inscreveu. 

“Ao chegar na etapa da entrevista, me encantei pelo conhecimento extremamente aplicado das pessoas que encontrei, laboratórios incríveis à disposição dos alunos. Me lembro que questionei, impressionada: “Vou poder usar tudo isso com eles?” Quem não se encantaria? Fui aprovada no processo seletivo e pouco tempo depois, eu havia deixado os outros trabalhos e me dedicava exclusivamente ao Senai. Foi um período muito desafiador, de muita novidade e muito aprendizado. Qual melhor combinação para quem adora desafios e não lida bem com tédio?”, enfatiza animada.  

Juliana entrou como técnica de ensino para a disciplina de Materiais de Construção, depois assumiu a coordenação do curso superior em tecnologia e controle de obras, momento em que passaram pela avaliação do MEC onde, ao lado de uma equipe comprometida, o time obteve êxito. Em 2012, ela começou o Mestrado em Engenharia Urbana “foi um período de muita correria, para conciliar o trabalho e a elaboração da dissertação, com certeza, sem o apoio que recebi do Senai e força dos colegas neste período não teria concluído esta etapa que me trouxe tanto conhecimento”, explica. 

A analista técnica do Senai Paraná também recebeu um novo desafio neste período, assumir concomitantemente a responsabilidade de ser a facilitadora do curso técnico em edificações, da aprendizagem e demais qualificações da área da construção civil. “Em que outro lugar eu poderia acompanhar e entender todos os níveis de ensino? Ver o carinho que a equipe pedagógica apoiava e acompanhava cada aluno, desde um conselho no meio do intervalo até organizar a fila para a entrega do diploma! Como aprendi! Vivi muitas coisas incríveis em todos esses anos que estou no Senai, mas sem dúvidas, ver os olhos brilhando de um aluno ao levantar o seu “canudo” na formatura é uma das emoções mais incríveis que vivi aqui”, comemora.  

No Senai, havia também o laboratório de construção civil, que prestava serviços metrológicos para empresas (ensaios em concreto, argamassa, blocos) e para a alegria da analista, em 2016, ela recebeu o desafio de ser a responsável técnica. Uma oportunidade incrível, que aceitou com muita empolgação, onde foi extremamente bem recebida pela equipe que trabalhava no local. 

“O laboratório, vinculado ao Serviços de Tecnologia e Inovação – STI - possuía um leque de atuação impressionante. Ia desde o rotineiro ensaio para controle de qualidade diário da obra até as mais incríveis pesquisas, de ponta, com o que de mais novo existe em tecnologia. Fiquei encantada em instantes! Em que outra empresa eu poderia ter uma experiência tão diversa e robusta? Em 2023, completo 10 anos nesse lugar incrível. A única certeza que tenho no Senai, é que amanhã será diferente: um novo desafio vai surgir! E para aquela garotinha, que cresceu em uma cidade pequena e que nunca lidou bem com o tédio e gostava de aprender coisas novas, haveria lugar melhor para trabalhar? Hoje, meu coração se enche de carinho, gratidão e orgulho por fazer parte desta casa que me recebeu tão bem e me ajuda a ser uma pessoa e uma profissional melhor todos os dias”, finaliza.  

Saiba mais sobre o Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil.