Conheça a história do mestre e pesquisador do Senai Paraná, Ricardo Barnasky

CASES13/07/2022
Aos 29 anos, ele é mestre e doutorando pela Universidade do Estado de Santa Catarina.
Imagem sobre Conheça a história do mestre e pesquisador do Senai Paraná, Ricardo Barnasky

Ricardo Ritter de Souza Barnasky é pesquisador do Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Estruturas (ISI-EE) e nasceu em Cruz Alta, no Rio Grande do Sul. Desde pequeno, sabia que o estudo lhe proporcionaria caminhos vastos e frondosos, valor que foi repassado pela avó e pela mãe, duas grandes professoras e exemplos de profissionais. Aos 29 anos, inspirado pelas matriarcas da família, Ricardo já acumula o título de mestre em Engenharia Florestal e de doutorando em Ciência e Engenharia de Materiais, ambos pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

A trajetória estudantil começou na Universidade Federal de Pelotas. “Eu finalizei a formação básica em escolas públicas e aos 17 anos realizei o sonho de ingressar no curso de Engenharia de Materiais. Durante a graduação, participei de programas de iniciação científica, em que realizei trabalhos de pesquisa na área de cerâmicas avançadas e polímeros com ênfase em compósitos, nanomateriais e nanocompósitos. Gosto muito dessa área”, conta.

Ricardo, durante a graduação, ainda realizou um estágio acadêmico na área de tecnologia da madeira pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e um intercâmbio na Universidade de Toronto, no Canadá, participando de grupos de voluntariado e da equipe vencedora do 10th MSE558 Hydrogen Design Contest, sobre infraestruturas sustentáveis à hydrogênio. “No intercâmbio também fiz estágio na área de nanotecnologia e biomimética”, acrescenta.

Assim que formado, o desejo por uma especialização só aumentou. Ricardo ingressou em um Mestrado em Engenharia Florestal, pela UDESC, motivado pelo interesse nas áreas de sustentabilidade e novos materiais, aplicando os conhecimentos da engenharia de materiais em produtos de madeira engenheirada, painéis de madeira, compósitos polímero-madeira e madeira plástica. Motivado pelo conhecimento e também pela paixão, ele ingressou como Pesquisador no Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Estruturas em 2021, em projetos de compósitos e nanocompósitos voltados à ferrovia.

Atualmente Ricardo é pesquisador na área de Estruturas Sustentáveis, do ISI-EE, também com atuação em projetos que envolvam nanotecnologia e permeando pelas outras áreas de pesquisa do instituto, quando o assunto é materiais, propriedades e caracterização. “Este é só o começo. Meu desejo é continuar aqui por longos anos, pois gosto demais do trabalho que desenvolvo”, disse animado.