Colaborador do Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica conquista prêmio nacional

Notícias21/12/2021
Alexandre Cordeiro é ouro no Prêmio ABRAFATI de Ciência em Tintas
Imagem sobre Colaborador do Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica conquista prêmio nacional

Alexandre Gonçalves Cordeiro Neto, analista de PDI do Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica (ISI-EQ), ganhou o primeiro lugar do 22º Prêmio Abrafati de Ciência em Tintas, da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas. A conquista, reconhecida nacionalmente, veio pelo trabalho “Óleo de tungue microencapsulado como inibidor de corrosão natural versus fosfato de zinco. Avaliação comparativa: Performance e proteção anticorrosiva em tinta alquídica industrial monocomponente”.

O projeto, que foi um desdobramento do trabalho de mestrado de Alexandre realizado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), trata-se do desenvolvimento de um novo inibidor de corrosão natural feito com óleo de tungue, um fruto cultivado no Sul, microencapsulado. “Meu objetivo com o projeto foi testar esse inibidor de corrosão natural (ecofriendly) em comparação com o fosfato de zinco que é o inibidor mais usual do mercado (porém envolve metais e são prejudiciais ao meio ambiente dependendo da situação). A ideia foi trazer o tema de sustentabilidade também quando decidi testar o material. Através disso consegui excelentes resultados de performance e proteção anticorrosiva”, conta Alexandre Cordeiro.

O Prêmio Abrafati de Ciência em Tintas, de acordo com o site da iniciativa, foi criado em 1987 para incentivar a pesquisa e contribuir para o desenvolvimento tecnológico da indústria de tintas no Brasil, estimulando também a maior integração entre a universidade e a indústria. “É uma honra poder ser agraciado com o primeiro lugar nesse concurso, que é sem dúvida o mais importante e tradicional do Brasil na área de Coatings. Trabalhar com revestimentos inteligentes é um grande desafio e uma grande paixão, porque trata-se de um conceito que transita e explora grandes áreas do conhecimento como a síntese de novos materiais, polímeros, eletroquímica aplicada e a corrosão. E isso fez com que eu me apaixonasse por essa área e pela pesquisa aplicada e receber esse prêmio veio como uma prova que sigo no caminho certo”, diz o analista.

A inovação é o melhor caminho para o desenvolvimento e crescimento da indústria, segundo Neto. “Com certeza não é mais fácil nem tão pouco o caminho mais barato, mas a pesquisa aplicada precisa ser explorada sem medo, e ter incentivos como esse que a ABRAFATI faz todo ano é algo realmente de extrema importância para todo o ecossistema industrial e acadêmico. Reflete em resultados para a sociedade”, conclui.

O analista compõe a equipe do Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica (ISI-EQ), que tem entre as competências o segmento de revestimentos inteligentes. “Isso mostra como o corpo técnico é competente para desenvolver tecnologia de ponta à nível internacional”, lembra o colaborador.