7º Fórum de Agricultura da América do Sul começa nesta quinta-feira, em Curitiba

Notícias04/09/2019 - Atualizado em 18/10/2019
O tema central é ?Da Produção ao Mercado ? Global e Sustentável?.
Imagem sobre 7º Fórum de Agricultura da América do Sul começa nesta quinta-feira, em Curitiba

Será aberto às 8 horas desta quinta-feira (05 de setembro), no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, o 7º Fórum de Agricultura da América do Sul.  O tema central é “Da Produção ao Mercado – Global e Sustentável”. A disputa comercial no agronegócio internacional, protagonizada principalmente por Estados Unidos e China, e o recente acordo entre Mercosul e União Europeia dominam a pauta do evento.

O Fórum é uma iniciativa do Núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo (AgroGP), plataforma de conteúdo do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom). Especialistas da Organização Mundial do Comércio, da União Europeia e do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) estão entre os conferencistas. A programação inclui o Encontro Paranaense da Indústria de Alimentos, realizado pelo Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), por meio do Conselho Setorial da Indústria de Alimentos e sindicatos industriais do setor. O presidente da Fiep, Edson Campagnolo, participa da abertura do evento.

“A realização do Encontro da Indústria de Alimentos dentro da programação do Fórum de Agricultura agrega muito aos dois eventos. Os participantes terão acesso a palestras e debates de temas muito relevantes que envolvem o futuro dos nossos negócios”, destaca Roberto Pecoits, coordenador do Conselho Setorial da Indústria de Alimentos da Fiep. Segundo ele, o Encontro ganha valor e um conteúdo mais abrangente que certamente vai enriquecer a visão dos industriais e profissionais do setor, contribuindo para decisões estratégias necessárias para o futuro da indústria agroalimentar.

Nos debates, serão analisadas as variáveis que podem definir os rumos comerciais dos próximos anos, como inovação, logística e tecnologia. A programação dos dois eventos traz também outros temas da atualidade e aborda os novos desafios do setor. Alguns tópicos relevantes que estarão em pauta tratam do bem-estar animal e de alimentos orgânicos, funcionais e para fins especiais.

Inovação e Logística

“Indústria Agroalimentar – o desafio interdisciplinar do abastecimento” é o tema da palestra de Alcides Sperotto, do Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos, com mediação do CEO da Frimesa, Elias Zydeck.  A palestra “Agroinovação” será apresentada por Silvana Kimura, do Instituto Senai de Tecnologia da Informação e Comunicação e Fernando Camargo, do Ministério da Agricultura, com mediação de Almir Meinerz, da Spro It Solution, empresa de software de Curitiba.

Logística será outro tema do Encontro, com a palestra “Composição Multimodal destrava escoamento sul-americano”, com palestra de Edeon Vaz, do Movimento Pró-Logística e Luiz Fernando Garcia, da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) e mediação de João Arthur Mohr, gerente dos Conselhos Temáticos e Setoriais do Sistema Fiep.

Dentro da programação do Encontro, acontece também o Desafio Agritech, com a apresentação de cases de start-ups do setor de alimentos.

Inscrições – O 7º Fórum de Agricultura da América do Sul já está com as inscrições abertas pelo site www.agrooutlook.com.br . A inscrição garante acesso a toda programação do evento, incluindo alimentação. Em 2018, o Fórum recebeu mais de 600 participantes.

Serviço:

7º Fórum de Agricultura da América do Sul – “Da Produção ao Mercado – Global e Sustentável”

Encontro Paranaense da Indústria de Alimentos 

Data: 05 e 06 de setembro de 2019

Local: Museu Oscar Niemeyer (MON)

Endereço: Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico – Curitiba (PR)

Inscrições: www.agrooutlook.com.br