BIM traz diferencial competitivo para indústrias de Construção Civil

Notícias16/08/2021
Ferramenta é tema de Programa de Residência do Senai no Paraná
Imagem sobre BIM traz diferencial competitivo para indústrias de Construção Civil

A indústria da Construção Civil ganhou, nos últimos anos, uma ferramenta que alia simulação do ambiente construído e de custo, cronograma de execução e outras possibilidades: o BIM (Building Information Modeling). Implantar a tecnologia pode ser um diferencial competitivo para as empresas do segmento, já que um levantamento realizado pelo BIM Brasil Maturidade em 2020 aponta que 70% das empresas que atuam no ramo no país ainda não utilizam o BIM em seus projetos, mas têm a intenção de adotá-lo nos próximos anos. No mercado, também é consenso de que, mesmo aquelas que já apresentam conhecimento sobre a ferramenta, buscam alcançar níveis de utilização mais avançados, com parcerias que potencializem conhecimento e experiência.

A tecnologia, que tem sido utilizada para elaboração de projetos para construção, é foco do programa de Residência em BIM do Instituto Senai de Tecnologia (IST) em Construção Civil. Com o Programa, empresas da área poderão ter acesso a aplicações práticas do BIM, desde o diagnóstico de seus processos e estruturação de documentações até a validação dos processos através de provas de conceito. “O programa tem como objetivo realizar o processo de implantação e desenvolvimento nas empresas patrocinadoras, que podem ser construtoras, incorporadoras e escritórios de projetos. Além disso, capacita profissionais das áreas de Arquitetura e Urbanismo ou Engenharia Civil de forma teórica e prática, contando com a mentoria de consultores do Senai, especialistas na tecnologia e atendendo, assim, a demanda das indústrias”, explica Júlia Fernanda Maia, analista técnica do IST em Construção Civil.

Entre as etapas do Programa estão o desenvolvimento do Diagnóstico de Maturidade, Mapeamento de Processos e Elaboração do BIM Mandate e Plano de Implantação, acompanhamento da Implementação do BIM na fase de Projeto e Obra através de Prova de Conceito. O ganho final esperado com a Residência é um processo mais eficiente e tecnológico, capaz de colocar a cadeia industrial em um novo patamar.

Esclareça suas dúvidas

Interessados poderão esclarecer suas dúvidas sobre a implantação tecnologia BIM em seus processos internos em uma live realizada pelo Senai sobre o Programa de Residência BIM. O evento será para lançar a 2ª Chamada do Programa de Residência em BIM 2021 e será realizado no dia 17 de agosto às 16h, via Canal da Indústria. Para participar, se inscreva aqui.

Para mais informações sobre o programa, acesse o site do Programa.