Aceleradora Sistema Fiep empresta impressora 3D para confecção de máscaras faciais para combate ao Covid-19

Notícias27/03/2020
Unidade de Pato Branco tem ajudado a promover a saúde na cidade com o empréstimo do equipamento, mas ainda precisa de contribuições
Imagem sobre Aceleradora Sistema Fiep empresta impressora 3D para confecção de máscaras faciais para combate ao Covid-19

Para contribuir no combate ao Covid-19, a Aceleradora Sistema Fiep de Pato Branco emprestou sua impressora 3D para a Secretaria Municipal de Saúde do município do Sudoeste do Paraná. O objetivo é confeccionar máscaras faciais para profissionais de saúde, em uma iniciativa em conjunto com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e as startups Tesserato e Compre 3D. De acordo com Karla Andreane Holub, Analista de Inovação da Aceleradora Sistema Fiep de Pato Branco, desde a última segunda-feira (23), somando-se as seis impressoras emprestadas na cidade, foram confeccionadas 43 máscaras. “Os equipamentos já foram distribuídos a profissionais da Unidade de Pronto Atendimento e de hospitais, que confirmaram que as máscaras são ergonômicas e já estão em uso”, conta.

No entanto, a quantidade já confeccionada ainda é pequena diante da necessidade do município. “A Prefeitura nos informou que o ideal é que tivéssemos pelo menos 250 máscaras na cidade. Por isso, estamos pedindo a contribuição da população, seja com empréstimos de outras impressoras, doação de matéria-prima ou mesmo doação em dinheiro para compra do material”, diz a analista.

A matéria-prima utilizada na confecção, explica Karla, são filamentos plásticos, como PLA, ABS e PET G. “Também é utilizado acetato para o plástico que vai na frente da máscara, esse item já conseguimos por meio de uma doação da própria Prefeitura. O que precisamos mesmo são os filamentos. O ideal seria que a população nos ajudasse a levantar os valores para compra”. Quem puder colaborar com doações pode entrar em contato com a Karla, pelo e-mail karla.holub@sistemafiep.org.br ou pelo Whatsapp (46) 99120-9664, ou direto com a Secretaria Municipal de Ciência Tecnologia e Inovação de Pato Branco, pelo telefone (46) 3220-6080 (Douglas).

Inaugurada em 2018, a Aceleradora de Pato Branco foi a primeira unidade deste tipo serviço do interior do Paraná. Desde então, outras sete aceleradoras já foram criadas no Estado, em Londrina, Maringá, Toledo, Cascavel, Ponta Grossa, Francisco Beltrão e uma segunda unidade na capital paranaense, no bairro Cidade Industrial de Curitiba (CIC). Junto com sete institutos de tecnologia, dois institutos de inovação, o Hub de Inteligência Artificial e o Centro de Mobilidade Sustentável, as nove aceleradoras do Estado integram o ecossistema de inovação do Senai no Paraná, que tem como objetivo dar apoio às indústrias paranaenses em sua modernização e atualização.