Aceleradora Habitat Senai conecta startups ao programa TecNova III
_289735_img.jpeg)
O ecossistema de inovação do Paraná acaba de ser fortalecido com uma nova iniciativa estratégica. Em abril, o Governo do Estado, por meio da Fundação Araucária e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), lançou o Programa TecNova III. A iniciativa prevê a liberação de até R$ 30,12 milhões em recursos não reembolsáveis para impulsionar o desenvolvimento de produtos, serviços e processos inovadores em empresas paranaenses. O programa conta ainda com o apoio das Secretarias da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e de Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI).
Com foco em promover o aumento das atividades de inovação e impulsionar a competitividade das empresas e da economia nacional, o TecNova III prioriza projetos alinhados a áreas estratégicas: Agricultura & Agronegócio, Biotecnologia & Saúde, Energias Inteligentes, Cidades Inteligentes, e Educação, Sociedade & Economia. Também serão contempladas iniciativas nas áreas transversais de Desenvolvimento Sustentável e Transformação Digital. Além dos recursos para o desenvolvimento tecnológico, o programa trará uma novidade nesta edição: fundos adicionais para aceleração e internacionalização das empresas selecionadas, com potencial para beneficiar até 60 negócios inovadores.
Oportunidades reais
Neste contexto, a Aceleradora Habitat Senai emerge como uma aliada estratégica para as empresas interessadas em transformar boas ideias em soluções de mercado. Credenciada para atuar junto ao TecNova III, a aceleradora oferece um ecossistema completo de inovação, que combina suporte técnico e de negócios, conexões com a indústria e acesso à infraestrutura de ponta dos laboratórios do Senai Paraná.
O programa da Aceleradora Habitat Senai é dividido em quatro fases estratégicas, ao longo de 12 meses, com investimento total de R$ 75 mil por startup. Desde a fase de ignição, que contempla diagnóstico e planejamento estratégico, até a preparação para o DemoDay, as empresas passam por etapas que incluem validação de MVP, consultorias de modelagem de produto, rodadas de negócios, conexão com investidores e pitch para parceiros estratégicos. A cada fase, as startups contam com apoio de mentores especializados, acesso a consultorias técnicas e oportunidades reais de validação e escalabilidade das suas soluções.
Entre os diferenciais da Aceleradora Habitat Senai estão a certificação CERNE nível 4 — a única aceleradora no Brasil com essa qualificação — e a experiência acumulada de 12 anos na aceleração de startups com foco no desenvolvimento industrial. As empresas aceleradas ainda acessam parcerias com as principais redes de investidores do país, recursos de fundos públicos e privados, apoio tecnológico dos Institutos Senai de Tecnologia e Inovação e infraestrutura completa no Campus da Indústria, em Curitiba.
As propostas para o edital do TecNova III podem ser submetidas até 03 de junho de 2025 e o resultado final será divulgado a partir de 12 de fevereiro de 2026. Para empresas que buscam ampliar a competitividade e a capacidade de inovação, a combinação dos recursos do programa com o suporte estratégico da aceleradora é uma oportunidade concreta de acelerar o desenvolvimento e conquistar mercados nacionais e internacionais.