A potencialidade das baterias de nióbio

Insights10/11/2021
Química de materiais é a chave para novas tecnologias de baterias
Imagem sobre A potencialidade das baterias de nióbio

O Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica vem, ao longo dos últimos anos, desenvolvendo baterias a base de nióbio em parceria com a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), maior produtor de nióbio do mundo. As baterias de nióbio têm recebido grande atenção no cenário global devido à grande expectativa de recargas rápidas, menos de 10 minutos, além da durabilidade e segurança. Os projetos de inovação em baterias contendo nióbio desenvolvidos no Instituto SENAI de Eletroquímica contam com o apoio da EMBRAPII – Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial.

É importante enfatizar que a química de materiais é a chave para novas tecnologias de baterias. As principais vantagens que o nióbio agrega às novas tecnologias de baterias são a segurança, alta densidade de energia, que se traduz em uma maior autonomia quando aplicada em veículos elétricos e maior quilometragem com uma única carga, maior densidade de potência, permitindo uma recarga mais rápida, e maior durabilidade, quando comparada com as tecnologias atuais.

Nos projetos de baterias contendo nióbio são produzidos eletrólitos sólidos com alta condutividade de íons lítio produzindo baterias do tipo “toda de estado sólido”, ou seja, sem líquido, que é potencialmente inflamável. Essas baterias são chamadas de baterias de próxima geração. Para esse desenvolvimento, uma infraestrutura de nível internacional que contempla inclusive uma planta piloto de produção de baterias de lítio e, um time de alta performance com pesquisadores doutores, mestres e graduados, é o pilar para o sucesso dos resultados obtidos.

Os primeiros protótipos da tecnologia de bateria contendo nióbio produzidos no Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica em parceria com a CBMM foram apresentados na 1ª Feira Brasileira de Nióbio que ocorreu no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), durante a inauguração do SIRIUS, acelerador de partículas do tipo Síncroton em Campinas (SP).

O grande desafio é produzir protótipos de maior capacidade para aplicação em ambiente operacional, principalmente em veículos elétricos.

* Texto escrito pela equipe do Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica