A jornada profissional de Juliane Moreira Emmel

Insights16/02/2023
Uma história de paixão e dedicação na carreira de Biologia e Biotecnologia.
Imagem sobre A jornada profissional de Juliane Moreira Emmel

A história profissional de Juliane Moreira Emmel começou em Curitiba, onde ela cresceu em uma família que valoriza a educação. Aos 18 anos, seu pai a incentivou a fazer um curso técnico em Saneamento e Meio Ambiente no Senai CIC, enquanto se preparava para o vestibular de Biologia na Universidade Federal. O curso técnico foi bastante intenso, com muitas aulas práticas e teóricas, e foi lá que Juliane descobriu sua paixão pela Microbiologia. Durante o estágio que fez no Laboratório de Microbiologia do Senai CIC, Juliane teve a oportunidade de aprender muito sobre a prática e a teoria do laboratório, o que a ajudou a decidir sua carreira profissional.

Depois de concluir o curso técnico, ela começou a estagiar no Laboratório de Microbiologia e, após dois anos, recebeu uma oferta para trabalhar como Técnica de Laboratório. Desde então, ocupou diversos cargos, até chegar ao seu cargo atual de Analista Técnico Sênior da área Biológica no Instituto Senai de Tecnologia em Meio Ambiente. Nesse cargo, Juliane é responsável pelos Laboratórios de Microbiologia e Ecotoxicologia. Ao longo dos anos, ela recebeu promoções e méritos, tornando sua jornada profissional longa e recompensadora.

Além disso, Juliane teve a oportunidade de participar de vários cursos e congressos na área de metrologia, o que a ajudou a aprimorar suas habilidades profissionais. Ela também contribuiu para a implantação da Acreditação pela norma ABNT NBR ISO/IEC 17.025 em conjunto com a Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO (CGCRE) e do Cadastramento de Laboratórios de Ensaios Ambientais (CCL) no Instituto de Água e Terra do Paraná (IAT).

Inclusive, a história de amor da Juliane e do esposo começou no Senai CIC, onde Alexandre trabalhava no laboratório. Eles se casaram em 2009 e têm duas filhas, Carolina e Manuela. Ao voltar do período de licença-maternidade, Juliane enfrentou desafios, mas com o apoio de amigos e familiares, conseguiu equilibrar sua vida pessoal e profissional.

Áreas de atuação e soluções integradas 

Atualmente, Juliane desenvolve seu trabalho no Instituto Senai de Tecnologia em Meio Ambiente, que oferece soluções integradas para o desenvolvimento sustentável aliado à competitividade. Com uma equipe altamente qualificada e experiente em gestão de projetos de desenvolvimento em inovação, oferece serviços voltados a diversas temáticas, como resíduos, efluentes, atmosféricos, passivos, águas, fertilizantes e calcários.

O laboratório do instituto está equipado para realizar amostragem e ensaios em águas, efluentes, resíduos sólidos, emissões atmosféricas e solos, e possui reconhecimento de entidades como a Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaios e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Além disso, o instituto oferece consultorias nas áreas ambiental e de higiene ocupacional, que auxiliam na adoção de práticas sustentáveis e vantagens competitivas.

O Instituto Senai de Tecnologia em Meio Ambiente também investe em pesquisa e desenvolvimento em diversas áreas, como recursos hídricos e efluentes, resíduos sólidos, aproveitamento de biogás e emissões atmosféricas. Todos os serviços e soluções são desenvolvidos de acordo com as necessidades específicas de cada cliente. A empresa que busca crescer de forma sustentável pode contar com a expertise do instituto para auxiliar em seu desenvolvimento.