Avaliação de Ciclo de Vida: uma ferramenta para enxergar o invisível

Por: Larissa Campos Segui
Você já parou para pensar no caminho que um produto percorre desde a extração dos recursos naturais até o seu descarte? Muitas vezes, não nos damos conta, mas tudo o que consumimos carrega uma história socioambiental que raramente enxergamos. Por trás de um simples objeto existem processos que envolvem consumo de energia, uso de recursos hídricos, emissões de gases de efeito estufa, geração de resíduos e, muitas vezes, impactos diretos em nossa vida.
É nesse contexto que a Avaliação de Ciclo de Vida, ou simplesmente ACV, se apresenta como uma ferramenta essencial para enxergar esses impactos de forma clara, técnica e estruturada. A ACV é uma metodologia reconhecida internacionalmente, normatizada pelas ISO 14040 e 14044, que permite avaliar os impactos ambientais associados a todas as etapas do ciclo de vida de um produto, serviço ou processo. Isso significa considerar desde a extração de matérias-primas, passando pela fabricação, transporte, uso, até o fim da vida, que pode ser o descarte, a reciclagem ou a reutilização.
A pegada de carbono, no ACV também é possível visualizar, por representar a quantidade total de gases de efeito estufa emitidos, ao longo do ciclo de vida de um produto ou serviço. Esse indicador, permite que empresas e consumidores compreendam como suas escolhas contribuem para a crise climática. E quando falamos em pegada de carbono, não estamos tratando apenas das emissões na fabricação. Na verdade, grande parte das emissões pode estar oculta em etapas como transporte, uso e, principalmente, na extração de matérias-primas.
Dessa forma, a Avaliação de Ciclo de Vida é uma das respostas a essa necessidade de mensurar os impactos existentes do nosso estilo de vida pelo consumo de produtos e materiais. Empresas que fazem o estudo do ACV são capazes de identificar pontos críticos na sua cadeia de valor, tomar decisões mais assertivas, reduzir riscos socioambientais e atender às crescentes exigências de consumidores, investidores e regulamentações internacionais. Mais do que uma exigência de mercado, é uma questão de responsabilidade, transparência e ética. A ACV dialoga com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, referente ao respeito ao consumo e produção responsáveis, ação climática, proteção dos recursos hídricos e conservação da biodiversidade.
No contexto atual, em que a pressão por práticas sustentáveis nunca foi tão intensa, a ACV se torna não apenas uma ferramenta técnica, mas uma aliada estratégica, e o Instituto de Meio Ambiente e Química realiza esses estudos e contribui com empresas e negócios que buscam essas práticas. Além de permitir transformar os dados em ação, identificar oportunidades de inovação, estimular a economia circular e apoiar na construção de modelos de negócios mais resilientes e regenerativos. Afinal, quando compreendemos o verdadeiro impacto dos produtos e serviços que produzimos ou consumimos, somos convidados a repensar nossas escolhas e práticas, tanto na esfera pessoal quanto empresarial.
Refletir sobre ciclo de vida é, refletir sobre a transformação para um modelo econômico que não começa apenas no fim do processo, no descarte, mas sim no início, nas escolhas de materiais, nos modelos de produção, na logística e no design dos produtos. A Avaliação de Ciclo de Vida ilumina caminhos para construirmos um futuro em que desenvolvimento econômico e equilíbrio ambiental caminhem juntos.