Dia Mundial da Água

Insights21/03/2024 - Atualizado em 22/03/2024
Entenda a importância da análise da água utilizada nos serviços de hemodiálise
Imagem sobre Dia Mundial da Água

No Dia Mundial da Água, o Instituto Senai de Meio Ambiente e Química destaca a Importância da Análise da Água utilizada nos Serviços de Hemodiálise como uma missão crucial para a preservação da vida. Na prática da hemodiálise, a água se torna um componente vital, fundamental para a filtragem do sangue em pacientes renais. A manutenção da qualidade dessa água, utilizada nos tratamentos de hemodiálise, emerge como uma prioridade para assegurar a segurança do paciente. Nesse sentido, é imperativo que a água seja devidamente tratada antes de ser empregada no preparo da solução de diálise, em conformidade com os padrões estipulados pela resolução RDC 11/2014 da ANVISA. Além disso, a água destinada à alimentação da Osmose Reversa deve seguir os padrões de potabilidade, conforme estabelecido pela Portaria GM/MS N°888/2021.

Enquanto prestadores de serviços acreditados pela ABNT NBR ISO 17025/17 conforme escopo de acreditação de número CRL 0475 disponível no endereço CRL0475.pdf (inmetro.gov.br), o Instituto Senai de Tecnologia em Meio Ambiente e Química assume a responsabilidade de realizar ensaios com qualidade na água utilizada na hemodiálise. Este monitoramento engloba diversos parâmetros biológicos e químicos, visando garantir a integridade e segurança dos pacientes. Desde Coliformes Totais, E.coli, Bactérias Heterotróficas, Endotoxina Bacteriana, até elementos químicos como Alumínio, Antimônio, Arsênio, Bário, Berílio, Cádmio, Cálcio, Chumbo, Cloro Total, Cobre, Cromo, Fluoreto, Magnésio, Mercúrio, Nitrato (N), Potássio, Prata, Selênio, Sódio, Sulfato, Tálio e Zinco, nenhum detalhe é esquecido no compromisso com a excelência e a segurança dos procedimentos.

A tragédia da hemodiálise que assolou Caruaru, Pernambuco, em 1996, deixando quase 60 pacientes expostos à água contaminada, permanece como um doloroso lembrete dos perigos inerentes à falta de um sistema adequado para combater contaminantes. Esse evento  ressalta a importância crucial de garantir a qualidade tanto do abastecimento de água quanto da água purificada utilizada nos processos de diálise. Além disso, nos inspira a uma constante reflexão sobre como podemos prevenir tragédias semelhantes em nosso trabalho, reforçando o compromisso do Instituto Senai de Tecnologia de Meio Ambiente e Química com a segurança e a saúde dos pacientes que dependem dos serviços de hemodiálise.

Nosso trabalho de monitorar a qualidade da água vai além dos serviços de hemodiálise. Realizamos monitoramentos de águas para potabilidade, ou seja, aquela água que você bebe e usa no seu dia a dia. Também olhamos de perto para as águas superficiais, como rios e lagos, e as águas residuárias, aquelas que saem das nossas casas e empresas. Afinal, a água é vida, e é nosso dever protegê-la em todas as suas formas."

Por Ana Cristina de Oliveira Santos Andrade, Juliane Moreira Emmel e Juliano Monteiro Fernandes