Parceria que chegou para ficar

Insights27/03/2023
Trajetória profissional de Elines começou em um curso gratuito do Senai. Hoje ela atua como coordenadora no Habitat Senai
Imagem sobre Parceria que chegou para ficar

A história de Elines Mainardes com o Senai começou em um dia de férias escolares, no final do Terceirão, graças à iniciativa de sua mãe, que a inscreveu em um curso de Papel e Celulose oferecido gratuitamente pela instituição. Em visita ao sítio da família em sua cidade natal, Grandes Rios, Elines recebeu a ligação da mãe dizendo que ela precisava voltar para a casa, em Telêmaco Borba, para iniciar o curso.

"Eu nem sabia o que era isso, mas como era a vocação do município onde morávamos, obedeci e fui. Fiz uma prova e uma entrevista e passei", conta.

No último mês do curso, ela foi contratada por uma das indústrias solicitantes do curso, uma multinacional fabricante de aditivos químicos. "Trabalhei por nove anos nessa empresa, aprendi muito e foi essencial para a minha vida. O Senai me inseriu no mercado de trabalho e, com isso, me possibilitou pagar minha faculdade", comemora.

Um ano após a graduação em Engenharia Química, veio a oportunidade de trabalhar no Instituto Senai de Tecnologia em Celulose e Papel, em Telêmaco Borba, com os desafios de aprender uma nova atividade e iniciar uma carreira na área de inovação. "Grande foi a minha surpresa ao chegar no IST e rever os professores, agora como colegas de trabalho", diz. "Foi um período de muito aprendizado e conseguimos alcançar grandes resultados juntos."

Atualmente, Elines coordena a equipe do Habitat Senai, unidade de negócios que fica no campus da Indústria em Curitiba. "Tem sido incrível! Com nossas consultorias apoiamos startups e empresas a melhorarem sua competitividade, as conectamos a todo o sistema de inovação, manufatura enxuta para aumento de produtividade, aceleração de startups, acesso a recursos e a incentivos fiscais, além de um programa de bolsistas para projetos de inovação", explica.

Para ela, o maior desafio na área é antecipar as demandas do setor, ser sempre inovador e assim, manter-se relevante. "É preciso ouvir e ter velocidade para se adequar às mudanças. Ter um time que entende seu propósito e a importância do que fazemos, podendo transformar a sociedade e a indústria", afirma. "Fico imensamente feliz quando vejo cada pessoa da equipe trabalhando com leveza e alegria, se encontrando em novos desafios e descobrindo do que é capaz", destaca.

Pensando no futuro, o desejo de Elines é contribuir para consolidar ainda mais o Senai como referência em tecnologia e inovação para a indústria. "Tenho muito orgulho da minha história aqui, pois ela começou muito antes de trabalhar na instituição", comemora. "Me sinto completa e feliz como profissional, mãe, esposa, filha e todos os papéis que a vida desenhou para mim", finaliza.