Indústrias de portas de madeira têm buscado adequar seus produtos às normas técnicas

Insights01/09/2022
Saiba mais no artigo escrito pelo Instituto Senai de Tecnologia em Madeira e Mobiliário.
Imagem sobre Indústrias de portas de madeira têm buscado adequar seus produtos às normas técnicas

Normatização e desempenho de portas de madeira

Com uma visão otimista, o mercado imobiliário consolida seu crescimento e posição como setor de referência no Brasil. Entretanto, além do desejo de compra por parte dos brasileiros acompanham o setor novas exigências quanto ao comportamento dos sistemas construtivos ao longo da vida útil e a tendencia da necessidade certificação dos produtos com base na caracterização técnica para atender as normas.

Além disso, muitas vezes o certificado do produto passou a ser exigência para financiamento de programas habitacionais do governo federal, onde é pré-requisito o cumprimento das normas técnicas para garantir a qualidade da obra, a segurança e o conforto do usuário. Neste sentido, para atender as novas exigências, as indústrias do segmento de portas de madeira têm buscado adequar seus produtos as normas técnicas que visam caracterizar o nível de desempenho para uso na construção civil.

Entendo a certificação

Para que uma porta de madeira cumpra seu papel na construção, é necessário que atenda aos requisitos de desempenho estabelecidos na ABNT NBR 15930 – norma técnica de portas de madeira para edificações. O Instituto Senai de Tecnologia em Madeira e Mobiliário (IST-MADMOB) possui um laboratório acreditado pelo Inmetro onde são realizados ensaios em condições controladas indispensáveis para a verificação do comportamento do produto de acordo com as especificações constantes na ABNT NBR 15930. Além da caracterização do produto, é por meio destes ensaios que as portas atestam o desempenho projetado e qualidade do produto dentro dos padrões estabelecidos para cada tipo de uso (como por exemplo, porta interna ou porta de entrada).

A complexidade e abrangência das informações contidas em normas técnicas especificas para produtos ainda é um grande desafio para as indústrias, por isso conhecê-las a fundo é imprescindível, uma vez que são muitas as formas para caracterizar o desempenho de materiais e produtos. Especificamente a norma ABNT NBR 15930 – Parte 2 estabelece os requisitos para portas de madeira sob as seguintes condições: ação higroscópica, esforços mecânicos gerais, esforços mecânicos específicos, esforços por ações de tráfego, resistência à umidade e dissecação.

A madeira é classificada como um material higroscópico, ou seja, que é suscetível a variação de suas dimensões quando submetida a temperatura e umidade relativa do ambiente em que é instalada. Para avaliar os efeitos que podem ocorrer devido a esta higroscopicidade, como a retração ou expansão - além de outras deformações no produto - as portas são submetidas a condições específicas de umidade e temperatura em laboratório e posteriormente são avaliadas as suas características.

Outro aspecto fundamental quanto ao desempenho das portas de madeira é a avaliação da funcionalidade delas em função dos esforços mecânicos e de durabilidade que possam vir a sofrer durante o uso. Para isto, em equipamentos especiais no laboratório, são realizados ensaios que simulam impactos, esforços de carregamento, torção, fechamento brusco e fechamento com presença de obstrução com os quais permite-se avaliar a resistência do produto nas condições normais de uso ao longo da sua vida útil. Complementar a este contexto, as portas são submetidas a ciclos de abertura e fechamento e esforços de manuseio que simulam condições de tráfego no dia a dia e auxiliam na avaliação da durabilidade.

Uma vez validada a expressão dos resultados obtidos nos requisitos expostos, um documento pode ser emitido por uma certificadora, o qual além de trazer os dados técnicos específicos do produto e a caracterização do desempenho, comprova que o produto atende aos requisitos e evidencia que o processo produtivo atende da mesma forma uma vez que controles e ensaios periódicos são realizados. Os certificados emitidos pela ABNT são reconhecidos pelo Inmetro.

Benefícios para toda a cadeia produtiva

Além da garantia da utilização na construção civil de produtos certificados em laboratório e que atendam especificações técnicas de uso e de segurança, todo o segmento industrial da cadeia produtiva de portas de madeira tende a ser beneficiado com a tendência de certificação de produtos.

Em virtude das exigências de qualidade impostas, o processo de desenvolvimento do projeto construtivo dos produtos evoluiu com a discussão de novas soluções e novos métodos passaram a ser adotados para melhoria da qualidade e redução de perdas nos processos com foco na eliminação de eventuais problemas, desde o desenvolvimento de protótipos até a realização de ensaios investigativos em laboratório para discussão técnica. Além do mais, os fabricantes têm investido em tecnologia para a modernização dos parques fabris e buscado desenvolver parcerias com os fornecedores para obtenção de materiais superiores, onde os próprios fornecedores realizam ensaios e análise de seus materiais e produtos em laboratório do Senai.

Desta maneira, os produtos têm sido mantidos dentro dos padrões estabelecidos pelas normas técnicas para atender o desempenho desejado e garantir a satisfação plena dos clientes.

*Texto escrito por Diogo Henrique Tosto, consultor em produtividade e inovação no Senai, e equipe do Instituto Senai de Tecnologia em Madeira e Mobiliário.