Planeta Terra; É necessário entender e compreender a dinâmica desse elemento tão incrível

Insights31/08/2022
Leia mais no artigo escrito por Mateus Roveda Pilar, engenheiro químico do Instituto Senai de Tecnologia em Meio ambiente e Química.
Imagem sobre Planeta Terra; É necessário entender e compreender a dinâmica desse elemento tão incrível

O planeta Terra é representado por cerca de aproximadamente 70% de águas (mares, rios, lagos e geleiras) e 30% para as terras emersas, ou seja, aquelas que estão acima do nível do mar. É nas terras emersas que encontramos uma fração importantíssima do nosso planeta, ela é chamada de solo. Ele é nosso grande aliado e provedor, onde podemos construir casas, prédios, parques; podemos cultivar alimentos, extrair recursos naturais, além de ser habitat para milhares de espécies entre muitas outras.

Agora você sabe o que é o solo? Como ele é formado e sua função?  Já parou para refletir sobre estas questões? São coisas do nosso dia a dia tão simples. É necessário entender e compreender a dinâmica desse elemento tão incrível e relacionar com nossa vida e os impactos que podemos causar e ou evitar para que as gerações futuras possam desfrutar do seu melhor.

‘’O solo é um sistema aberto entre os diversos geoecossistemas do nosso Planeta, que está constantemente sob ação de fluxos de matéria e energia. Essa condição o torna um sistema dinâmico, ou seja, o solo evolui, se desenvolve e se forma de maneira contínua no ambiente em que está inserido (Embrapa, 2018).’’

Em outras palavras é um processo lento em que a natureza age para formar os mais diferentes tipos de solos. Cada tipo de solo atua como uma esponja para absorver os nutrientes do solo e como um filtro natural capaz de reter os contaminantes. Isso tem uma grande contribuição por exemplo na qualidade da água dos lençóis freáticos.

Os solos apresentam diversas peculiaridades, de Norte a Sul cada um tem seu papel e todos precisam de cuidados, desde os solos mais produtivos até os solos mais pobres de nutrientes. Curiosamente, muitos não sabem que o Brasil é um dos países que apresentam os solos mais pobres do mundo, porém usamos fertilizantes e corretivos agrícolas para elevar sua produção agrícola e, com isso, nos tornamos um dos maiores produtores de grãos do mundo e, consequentemente um grande provedor de alimentos.

Altas e desenfreadas produções aliadas a uma cultura em que o consumismo e desperdício não é controlado, agridem o nosso principal recurso, o solo. Seja porque desmatamos, aplicamos insumos agrícolas que prejudicam os ecossistemas e desperdiçamos e geramos resíduos no nosso cotidiano. Se ao menos houvesse uma separação adequada dos nossos resíduos orgânicos e dos recicláveis como plástico, papel, metais entre outros, poderíamos reciclar 100% do resíduo orgânico e devolvê-lo para nossos solos, na forma de matéria orgânica que hoje é uma das principais deficiências dos nossos solos.

Nutrir as carências da terra, com respeito, com inteligência e zelar pela sua saúde é cuidar do planeta é cuidar do próximo. Aplicar nossos conhecimentos mesmo que básicos é fazer a diferença para nossa sociedade, para nossos filhos e para as futuras gerações que estão por vir e por nós.

*Texto escrito por Mateus Roveda Pilar, Mestre e Doutorando em Ciência do Solo – UFPR e engenheiro químico do Instituto Senai de Tecnologia em Meio ambiente e Química.