A importância do controle e monitoramento da argamassa

Insights04/08/2021
Saiba como é feito e conheça mais sobre o Laboratório de Argamassa do Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil
Imagem sobre A importância do controle e monitoramento da argamassa

Muito utilizada na construção civil, a argamassa de revestimento, originada na Idade média, era inicialmente composta apenas por cal e areia. Com o surgimento do cimento Portland e sua incorporação na composição das argamassas, as mesmas passaram por um processo de evolução e, após estudos, foi possível verificar um aumento em sua resistência e aderência a base.

O controle e monitoramento da argamassa é realizado no seu estado fresco, onde são executados ensaios que indicam o índice de consistência de água, retenção de água, massa aparente, teor de ar incorporado, de acordo com as normas pertinentes. Nessa fase, é possível verificar o desempenho do material antes mesmo de ser aplicado na parede, possibilitando uma avaliação inicial do produto que está sendo utilizado, podendo assim reparar o traço, caso necessite.

O monitoramento continua com as amostras na fase do seu estado endurecido. O controle é feito após a cura de 28 dias, podendo ser analisada a massa aparente no seu estado endurecido, resistência à compressão e a flexão, em ambiente controlado, no laboratório.

O controle final é realizado no canteiro de obras, onde são aplicadas as argamassas nas paredes pela equipe da construtora e analisadas após os 28 dias de cura, por técnicos especializados, conforme especificado por norma. O monitoramento pode ser desempenhado em dois momentos: quando a amostra apresenta anomalias ou para verificar a qualidade da aderência da base da argamassa, sendo realizado o ensaio de aderência à tração onde a mesma deve atender aos requisitos preestabelecidos pelas normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), como:

ABNT NBR 13528-2:21019 - Revestimento de paredes de argamassas inorgânicas - Determinação da resistência de aderência à tração Parte 2: Aderência ao substrato;

ABNT NBR 13528-3:21019 - Revestimento de paredes de argamassas inorgânicas - Determinação da resistência de aderência à tração Parte 3: Aderência superficial;         

O Laboratório de Argamassa do Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil (IST CC) realiza, desde 2016, os ensaios pertinentes para atender aos requisitos das normas, avaliando o desempenho de argamassa em obras de construção civil. Desde então, a procura pelos ensaios aumentou significativamente, mostrando o quanto as empresas estão comprometidas em fornecer o seu produto com a melhor qualidade. Além dos ensaios para controle do material, o Instituto apresenta expertise para desenvolvimento de traços e pesquisa aplicada para desenvolvimento de novas soluções. Assim, torna acessível tecnologias à indústria, traz melhorias e soluções para diferentes tipos de dificuldades desse setor e oferece suporte por meio de consultorias, laboratórios de ensaios e pesquisa aplicada. Para saber mais, clique aqui.

* Texto escrito por Lorene Resseti Giebeluka, analista técnica do Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil.