O futuro promissor da nanocelulose

Insights19/02/2021
Saiba mais sobre este material promissor, sustentável e versátil que pode revolucionar a engenharia de muitos materiais
Imagem sobre O futuro promissor da nanocelulose

A Nanotecnologia tem sido tema frequente na indústria. Envolve o desenvolvimento de produtos na escala que varia entre 1 e 100 nanômetros e pode ser aplicada em diferentes segmentos, tais como, alimentício, eletrônico, farmacêutico, biotecnológico, cosmético, médico-hospitalar, agrícola e de segurança nacional*. O interesse no desenvolvimento de materiais nanométricos se dá pelo fato de que tais materiais se comportam de maneira diferente daqueles trabalhados na escala métrica. Em escala nanométrica, os materiais podem ser mais fortes, maximizar a condução de calor ou eletricidade, entre outros fatores passíveis de melhorias, abrindo oportunidades para o avanço de tecnologias ou a modernização de equipamentos.

A nanocelulose é um nanomaterial bastante estudado. Obtida a partir do tratamento da celulose, apresenta ganhos consideráveis de resistência mecânica na formação de filmes ou na incorporação em outros materiais. Os principais desenvolvedores deste segmento no Brasil já possuem a capacidade de fornecer a nanocelulose em escala piloto. Ainda é necessário o avanço de pesquisas e a melhoria dos atuais processos de fabricação para possibilitar o uso da nanocelulose em escala industrial e introduzi-la de fato no nosso dia a dia.

Devido à capacidade de produção de florestas e à possibilidade de obter a nanocelulose de outras fontes de matéria-prima vegetal, o Brasil possui potencial para liderar este mercado no futuro, alavancado pelo interesse de diferentes setores industriais nas qualidades deste material promissor, sustentável e versátil que pode revolucionar a engenharia de muitos materiais.

Quer saber mais? Aproveite para fazer o download do e-book sobre nanocelulose que o Senai no Paraná preparou por meio do Instituto Senai de Tecnologia em Celulose e Papel.

Boa leitura!