Importância da cal na construção civil

Insights01/12/2020
IST de Construção Civil realiza ensaios pertinentes para atender aos requisitos, avaliando a composição química e física da cal
Imagem sobre Importância da cal na construção civil

O calcário possui diversas aplicações em diferentes segmentos: indústrias vidreiras, siderúrgicas, corretivos de solos, tratamento de esgoto, fabricação de papéis, plásticos, tintas e, principalmente, na construção civil. A rocha carbonática mais comum é o carbonato de cálcio, conhecida como calcita (CaCO3) e em seguida a dolomita (CaCO3 MgCO3), apresentando outras variedades conforme sua composição química. O principal produto obtido do beneficiamento do calcário, tanto calcítico como dolomítico, é o óxido de cálcio, mais conhecida como cal.

Para a obtenção da cal, o calcário necessita passar por um processo de calcinação complexo, cujo material apresenta características físicas e químicas influenciadas pela falta de análises prévias e a experiência na operação dos fornos de calcinação.

Para garantir uma obra duradoura, com bom acabamento, as construtoras devem buscar insumos de qualidade, ou seja, produtos que atendam aos requisitos pré-estabelecidos pelas normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), como:

  • NBR ABNT 6453:2003 – Cal Virgem para Construção Civil – Requisitos;
  • NBR ABNT 7175:2003 – Cal Hidratada para argamassa – Requisitos.

O Laboratório de Química do Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil vem desde 2017 realizando ensaios pertinentes para atender aos requisitos, avaliando a composição química e física da cal virgem comum e da cal hidratada tipo CH-III, as mais utilizadas no seguimento da construção civil.

Nos últimos três anos, foram realizados ensaios em cerca de 33 marcas diferentes de cal virgem comum e 30 de cal hidratada CH- III. Durante esse período, menos de 10 marcas apresentaram 100% de conformidade com a norma, em todas as vezes que foram ensaiadas. Essas marcas, além de atenderem os requisitos químicos e físicos, também atenderam ao requisito referente ao peso líquido de suas embalagens.

Também foi observado a evolução de outras marcas, que através desse monitoramento de qualidade, iniciaram um processo de melhoria em sua produção: aproximadamente seis marcas, tanto virgem como hidratada, não apresentaram nenhuma não conformidade em 2020. Com esses dados pode-se concluir que apenas 36,4% da cal virgem comum e 40% da cal hidratada CH-III comercialmente encontradas no estado do Paraná, algumas regiões de Santa Catarina e São Paulo, apresentam conformidade.

A cal apresenta amplas vantagens no ponto de vista econômico e na qualidade do desempenho quando adicionada às argamassas de cimento e areia, sendo utilizadas para assentamento de blocos ou revestimento de paredes, apresentam características de função aglomerante, trabalhabilidade, resistência à penetração de água, questões de deformidade e resistência à compressão. Assim, a melhoria contínua da qualidade, do desempenho e o constante controle da produção das cales reflete diretamente na segurança, conforto e durabilidade das construções civis.

O objetivo do Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil é tornar acessível tecnologias à indústria, trazendo melhorias e soluções para diferentes tipos de dificuldades desse setor, oferecendo suporte por meio de consultorias, laboratórios de ensaios e pesquisa aplicada. O Laboratório de Química faz parte dessa estrutura disposta para atendimento desse objetivo, possuindo estrutura técnica para preparo e análises de minerais e rochas com ênfase no estudo analítico da espectroscopia por Fluorescência de Raio X e Difração de Raio X.

A Fluorescência de Raio X é amplamente utilizada para exploração, controle e monitoramento de processo; permite a quantificação dos principais óxidos, SiO2, Al2O3, CaO, MgO, MnO, Fe2O3, Na2O, K2O, TiO2 e P2O5; preparado para uma variedade de tipos de amostras: líquidas, pós soltos e prensados. Já a Difração de Raio X é uma plataforma para análise de pós e sólidos; software para coleta de dados, aplicado na pesquisa ou em controle de processos; informações estruturais como composição química e suas fases são identificadas qualitativamente, bem como quantitativamente

Além disso o IST também oferece:

  • Consultorias especializadas na implantação, adequação e manutenção em PBQP-H;
  • Melhorias no processo produtivo;
  • Lean Construction;
  • BIM (Building Information Modeling);
  • Validação de sistemas para atendimento a Norma de Desempenho;
  • Ensaios em insumos como areia, brita, cal, cimento até o produto acabado como argamassa, concreto, blocos e telhas cerâmicas, artefatos de concreto, solo e pavimentação.

Acesse o site e saiba mais.