O impacto da recarga de veículos elétricos na rede de energia e a gestão de recargas

Insights28/09/2020
Acesse o artigo aprovado no XII Congresso Brasileiro de Planejamento Energético
Imagem sobre O impacto da recarga de veículos elétricos na rede de energia e a gestão de recargas

O Senai PR participa de um projeto de pesquisa e desenvolvimento (P&D), em parceria com a Copel e a MOTIVA Mobilidade, para criar um sistema de gestão inteligente de dados entre distribuidoras de energia e plataformas de gestão de recargas na mobilidade elétrica. 

O projeto, que começou a ser desenvolvido em dezembro de 2019 e tem duração prevista de 24 meses, teve seu primeiro artigo aprovado no XII Congresso Brasileiro de Planejamento Energético. O artigo foi elaborado a partir do direcionamento do gerente de projetos Frank Toshioka (COPEL) e do Diretor do Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Estruturas, Nerio Vicente Junior, em conjunto com os bolsistas do Senai, Camila Sonoda Gomes e Mario Henrique Akihiko da Costa Adaniya, o analista do Senai Anderson de Souza Góes e Paulo Cesar Waidzik, CEO da MOTIVA.

artigo trata do embasamento para atingir o objetivo deste projeto que é o desenvolvimento de um módulo para a integração e troca de dados entre a distribuidora de energia elétrica e o lado da demanda, essencial para o avanço da recarga inteligente no Brasil.