Consultoria em BIM reduz retrabalho e melhora eficiência de projetos na Prefeitura de Colombo

A Prefeitura de Colombo concluiu uma etapa importante do processo de implantação da metodologia BIM (Building Information Modeling), desenvolvida em parceria com o Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil. A iniciativa marca um avanço na modernização dos fluxos de trabalho da Secretaria Municipal de Urbanismo, com foco na melhoria da qualidade dos projetos, redução de retrabalho e maior eficiência na gestão de obras públicas.
Durante a consultoria, foram implementadas práticas e rotinas voltadas à modelagem digital e à compatibilização de projetos em ambiente colaborativo. Segundo o diretor do Departamento de Projetos da Prefeitura de Colombo, Leandro Melo, os desafios iniciais estavam diretamente relacionados ao retrabalho e às limitações na modelagem dos projetos. “Havia dificuldades na modelagem, o que acabava gerando revisões frequentes e impactando o andamento das atividades”, explicou.
Leandro também destacou que outro ponto crítico era a incidência de aditivos contratuais em obras públicas, um problema recorrente na gestão de empreendimentos. Com a adoção do BIM, segundo ele, o cenário começou a mudar de forma significativa. “A principal mudança foi a facilidade que a metodologia trouxe para a modelagem dos projetos e para a comunicação entre toda a equipe”, afirmou, ao ressaltar ainda a redução de conflitos entre disciplinas e o ganho na compatibilização dos projetos.
Evolução na maturidade digital
A percepção de evolução também foi compartilhada pelo Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil, responsável pela consultoria. O analista técnico Murilo de Castro destacou que o encerramento desta etapa representa um marco no amadurecimento da equipe municipal. “Foi uma oportunidade para apresentar os principais resultados alcançados, especialmente a evolução do nível de maturidade da equipe de projetos e os avanços obtidos na adoção da metodologia”, afirmou.
Murilo ressaltou ainda que a Prefeitura demonstrou interesse em expandir o uso do BIM para outras áreas. Entre os próximos passos estão iniciativas voltadas à gestão de ativos e à aplicação da metodologia na execução de obras. “A expectativa é seguir acompanhando essa evolução, apoiando a consolidação do BIM como ferramenta estratégica para tornar os projetos e as obras públicas cada vez mais eficientes”, completou.
Redução de retrabalho e melhor integração entre equipes
Do ponto de vista técnico, os ganhos também foram evidenciados pela equipe da Prefeitura. O arquiteto Lucas Roni de Lacerda destacou a melhoria na comunicação entre as disciplinas de arquitetura e engenharia. “O BIM facilitou a tradução das informações do projeto de arquitetura para os softwares utilizados nos projetos complementares”, explicou. Ele também ressaltou a mudança estrutural na forma de projetar, agora baseada em modelos tridimensionais mais completos e integrados.
Para Lucas, a metodologia reduziu incertezas e aumentou a qualidade dos projetos ao antecipar problemas que antes só eram identificados durante a execução das obras. Além disso, ele reforça o potencial de transparência da ferramenta na gestão pública. “O BIM fortalece a rastreabilidade das informações e contribui para mais controle nos processos de obras públicas”, afirmou.
Na mesma linha, o engenheiro civil Francisco Liebl Neto destacou o impacto positivo da tecnologia na gestão e manutenção de edificações. Segundo ele, a adoção do BIM permitirá maior clareza sobre sistemas construtivos e infraestrutura predial, reduzindo intervenções invasivas e custos futuros. “Tudo fica mais claro e visual, o que diminui significativamente problemas de incompatibilidade e aumenta a segurança das informações”, disse.
Francisco também ressaltou os ganhos em transparência, precisão orçamentária e levantamento de quantitativos, além do aprendizado proporcionado pela consultoria. “Foi muito gratificante. Tivemos a oportunidade de aprofundar conhecimentos e entender melhor a importância da informação dentro do modelo BIM”, completou.