Senai Paraná lança Programa de Residência em BIM para acelerar a transformação digital da construção civil

O Senai Paraná, por meio do Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil, lançou na manhã desta quinta-feira, 28 de agosto, no Campus da Indústria do Sistema Fiep, em Curitiba, o novo Programa de Residência Técnica em BIM para empresas. O evento reuniu representantes de construtoras, incorporadoras e organizações ligadas ao setor da construção civil, marcando um passo decisivo para a modernização da indústria no Paraná.
O programa lançado pelo Senai Paraná vem justamente para apoiar empresas e profissionais nesse processo de adaptação às novas exigências legais e tecnológicas, contribuindo para ganhos de eficiência que podem reduzir custos, encurtar prazos em até 28% e aumentar a competitividade no setor.
“O programa de Residência BIM tem o propósito de acelerar a digitalização da construção civil, oferecendo às indústrias acesso a metodologias e práticas de forma muito acessível e aplicada. A iniciativa une formação de profissionais e provas de conceito em projetos reais, garantindo ganhos em produtividade, competitividade, sustentabilidade e redução de custos”, disse Almir da Silva, Gerente de Negócio de Tecnologia e Inovação no Senai Paraná.
O Building Information Modeling (BIM), ou Modelagem da Informação da Construção, é uma metodologia que transforma digitalmente a forma de projetar, planejar e executar obras, permitindo maior integração, eficiência e segurança
De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), 81% das construtoras e incorporadoras já utilizam o BIM em seus projetos, número que tende a crescer com a obrigatoriedade estabelecida pelo Decreto nº 11.888/2024 e pela Lei de Licitações nº 14.133/2021, que tornam o BIM mandatório em obras públicas até 2028.
Experiência da Thá Engenharia comprova benefícios da Residência BIM
No lançamento, o diretor da Thá Engenharia, Gilberto Kaminski, apresentou a trajetória da construtora no programa, destacando os avanços alcançados com a implantação do BIM 5D. Ele ressaltou os impactos positivos nos processos de planejamento, orçamentação e execução, validando na prática os benefícios da metodologia.
“A participação da Thá no programa BIM foi muito satisfatória. Nós conseguimos ter uma implantação completa da metodologia BIM 5D e, hoje, fazemos todos os nossos orçamentos e planejamentos de obra usando essa tecnologia. Com isso, estamos alcançando muito mais assertividade e qualidade nos orçamentos, além de um planejamento mais detalhado. Isso se reflete diretamente no canteiro de obras, com mais organização, maior certeza do que foi contratado e mais assertividade no cumprimento de prazos. Essa parceria com o Senai foi muito positiva para nós, tanto pela metodologia quanto pelos resultados que conquistamos”, disse Gilberto Kaminsk, diretor da Thá Engenharia.
Sobre o Programa
Com duração inicial de 12 meses, podendo ser prorrogado, o programa combina capacitação técnica, imersão prática e desenvolvimento de soluções para desafios reais da construção civil. Ele é dividido em dois blocos principais:
- Módulo obrigatório – Padronização BIM (4 meses): inclui diagnóstico de maturidade, elaboração do plano de implantação e desenvolvimento de documentação.
- Provas de Conceito (mínimo de 8 meses): práticas personalizadas que envolvem modelagem, validação de qualidade, orçamento, planejamento, gestão de ativos e integração com o controle de obras.
“Mais do que capacitar profissionais, a Residência em BIM entrega valor direto para as empresas ao aplicar a modelagem em situações reais. Isso significa mais segurança, previsibilidade, redução de custos e sustentabilidade para toda a cadeia produtiva”, explica Almir.
Quem pode participar
O programa é voltado para construtoras, incorporadoras, escritórios de projetos de arquitetura e engenharia, além de indústrias de diferentes segmentos interessadas em iniciar sua jornada no BIM ou elevar seu nível de maturidade digital.
Benefícios
- Para as empresas: diagnósticos personalizados, provas de conceito adaptadas às suas demandas e soluções inovadoras que geram impacto direto nos processos.
- Para os profissionais: formação continuada de engenheiros e arquitetos recém-formados, em contato direto com empresas e oportunidades de inserção em um mercado aquecido e carente de especialistas.
- Para a sociedade: fortalecimento da mão de obra qualificada, incentivo à inovação regional e contribuição para uma indústria da construção mais competitiva e alinhada a padrões internacionais.
As vagas para o Programa de Residência Técnica em BIM são limitadas.