Curitiba acelera rumo à mobilidade elétrica com apoio da indústria e inovação urbana

Notícias05/05/2025
Iniciativas do IPPUC dialogam com os objetivos do Parque Tecnológico da Indústria e reforçam o protagonismo de Curitiba
Imagem sobre Curitiba acelera rumo à mobilidade elétrica com apoio da indústria e inovação urbana

Referência nacional e internacional em mobilidade urbana, Curitiba fortalece sua atuação estratégica na transição para um modelo de transporte coletivo mais sustentável, eficiente e inovador. Sob a liderança do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), a cidade investe em soluções que priorizam o transporte coletivo, a mobilidade ativa e a eletromobilidade — em total sintonia com o ambiente de inovação promovido pelo Parque Tecnológico da Indústria do Paraná.

O transporte coletivo é um dos pilares do Plano Diretor da capital e, historicamente, tem sido o centro de políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade de vida urbana. “O setor de transportes é estratégico para manter a competitividade econômica e o desenvolvimento social do estado. E Curitiba faz parte desse ecossistema, fomentando a mobilidade urbana sustentável por meio de programas estratégicos de promoção e melhoria do transporte coletivo”, afirma Ana Jayme, presidente do IPPUC.

Soluções inovadoras

A cidade vem se preparando para a eletromobilidade nos últimos anos, adotando uma matriz energética mais limpa para reduzir os impactos ambientais e estimular novos comportamentos da população. A iniciativa está diretamente conectada à visão de futuro do Paraná, que aposta no Parque Tecnológico da Indústria como motor de inovação e desenvolvimento. “A inovação que pautou a criação do Parque Tecnológico da Indústria também está presente no dia a dia do planejamento urbano, do qual a mobilidade faz parte”, destaca Ana.

Essa convergência entre o planejamento urbano e a inovação industrial cria um ambiente fértil para o surgimento de soluções aplicáveis à realidade das cidades. Um exemplo concreto é o desenvolvimento do primeiro biarticulado 100% elétrico pela Volvo, pensado especialmente para Curitiba e com previsão de início de operação ainda no primeiro semestre de 2025. A atuação do poder público como agente provocador tem sido essencial para acelerar esse tipo de inovação. “Esse veículo é um exemplo de que a provocação e as necessidades do poder público também cumprem papel de fomento à inovação e ao desenvolvimento econômico do setor”, reforça Ana Jayme.

Ganhos ambientais

O sistema de transporte coletivo da cidade, com destaque para o BRT — modelo adotado por mais de 190 cidades no mundo —, atende 65% dos usuários do transporte público local. A modernização da frota, aliada à implantação de soluções inteligentes, contribui diretamente com os compromissos ambientais assumidos por Curitiba. O Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas (PlanClima) norteia a meta de que 33% da frota de ônibus seja elétrica até 2030 e 100% até 2050. Atualmente, a cidade opera com 1.100 veículos. Cada ônibus elétrico representa uma economia de 118,7 toneladas de CO₂ ao ano — o equivalente ao plantio de 847 árvores.

Além dos ganhos ambientais, a eletromobilidade também abre espaço para o surgimento de novos modelos de negócio e para o fortalecimento de um hub de mobilidade urbana inovadora. A visão integrada envolve o transporte coletivo, o uso de bicicletas, o deslocamento a pé e os serviços de veículos compartilhados. O IPPUC e o município apostam na redução do uso do carro individual e em soluções que tornem os deslocamentos mais rápidos, seguros, acessíveis e com menor impacto ambiental.

Considerando isso, a conexão entre as diretrizes urbanas de Curitiba e o ambiente inovador do Parque Tecnológico da Indústria não apenas reforça o protagonismo da cidade no cenário nacional, como também posiciona o Paraná na vanguarda da mobilidade.

É neste cenário que a conexão entre as diretrizes urbanas de Curitiba e o ambiente inovador do Parque Tecnológico da Indústria se destaca. Como um facilitador entre o setor público e o setor privado, o parque cria oportunidades únicas para o desenvolvimento de soluções em mobilidade inteligente e sustentável. Para empresas que desejam protagonizar essa transformação, integrar-se ao Parque Tecnológico da Indústria é o caminho mais estratégico e promissor.