Micro, pequenas e médias empresas do Paraná já podem se inscrever na Jornada da Produtividade

Notícias05/04/2024 - Atualizado em 15/04/2024
Aumentar a produtividade e a competitividade das indústrias paranaenses é um dos principais objetivos do programa que está aberto para inscrições
Imagem sobre Micro, pequenas e médias empresas do Paraná já podem se inscrever na Jornada da Produtividade

A Jornada da Produtividade, que tem como principal objetivo ampliar a produtividade e a competitividade das indústrias está com as inscrições abertas e dará início a ações voltadas para a manufatura enxuta e eficiência energética.

Destinada a Micro, Pequenas e Médias Empresas do Estado do Paraná, o programa pode ser uma excelente oportunidade para empreendedores que desejam impulsionar o próprio negócio. Por isso, o Sistema Fiep, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai Paraná convida as indústrias paranaenses a se inscreverem no programa. 

 

O que é a Jornada da Produtividade? 

 É um programa estadual que tem como intuito aumentar a eficiência das indústrias paranaenses em todos os segmentos industriais. Além disso, a jornada tem como uma de suas metas promover a digitalização dos processos produtivos por meio de uma jornada de longo prazo, composta por 12 etapas de consultorias, formação e outros programas específicos. 

 Para isso, será realizado um diagnóstico personalizado de acordo com as necessidades específicas de cada indústria. Haverá também, o acompanhamento do Dr. da Produtividade, um articulador regional, responsável pelo alinhamento e desdobramento da estratégia do programa.  Ele também irá supervisionar os residentes técnicos com atuação direta nas indústrias. 

 

Relevância dos pequenos negócios

 Recentemente, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2023 foi de 2,9% e fechou o ano em R$10,9 trilhões. De acordo com especialistas do setor e do Ministério da Fazenda, a atuação dos pequenos negócios foi imprescindível para chegar a esse resultado. Afinal, eles representam cerca de 95% de todas as empresas e respondem por 30% da formação do PIB.

 Embora não haja dúvidas que as pequenas empresas são o principal motor da nossa economia, o Panorama da Pequena Indústria (PPI), pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), constatou que as pequenas indústrias apresentam insatisfação com a situação financeira há uma década.

 Segundo o estudo, o principal fator é a dificuldade de acesso ao crédito que enfrentam. A pesquisa também mostra que a elevada carga tributária foi o problema mais assinalado pelas pequenas indústrias.Considerando esse cenário, o acesso a um programa de implementação rápida e de baixo custo pode ajudar as empresas paranaenses a melhorarem a gestão, inovar em processos, reduzir desperdício e, claro, aumentar a produtividade.

 

Quais são as principais vantagens da Jornada? 

  • Melhorias rápidas
  • Redução de custos
  • Inovação de processos
  • Aumento do faturamento
  • Aperfeiçoamento da gestão de recursos
  • Impulsionamento da competitividade 
  • Consultorias especializadas com profissionais qualificados
  • Acompanhamento técnico do Doutor da Produtividade

 

Como participar? 

 Para participar, é preciso fazer a inscrição na plataforma da Jornada da Produtividade, que oferecerá um ciclo completo de conhecimento, com acesso gratuito a cursos, materiais e ferramentas sobre gestão e produtividade, entre outros temas.

 A partir daí, as empresas participantes poderão entrar em uma jornada rumo à transformação digital, seguindo uma trilha de aperfeiçoamento definida a partir das necessidades diagnosticadas no início do processo.

 No programa, as empresas passarão pelo aperfeiçoamento de suas práticas, com foco em melhoria de gestão, inovação, mercado, manufatura enxuta, eficiência energética e transformação digital;

 

Acesse:  https://www.senaipr.org.br/jornada-produtividade/ e inscreva a sua empresa.