Chamada Sesi ESG beneficia indústrias paranaenses

Nenhum05/02/2024
Desmistificar o conceito ESG e implementar processos e projetos sustentáveis para potencializar os resultados das empresas é um dos principais objetivos do edital.
Imagem sobre Chamada Sesi ESG beneficia indústrias paranaenses

Por conta dos desafios relacionados à sustentabilidade, o conceito ESG (Ambiental, Social e Governança, na sigla em português) está cada vez mais em ascensão. Responsabilidade, transparência e a maneira como as empresas interagem com o meio ambiente têm sido cada vez mais levado em consideração pelos clientes e consumidores.

Para se ter uma ideia da importância do tema, um estudo realizado pela Bloomberg Intelligence aponta que os ativos globais ligados à agenda ESG devem ultrapassar US$ 53 trilhões até 2025.  Isso só mostra o quanto houve um aumento significativo na conscientização sobre questões sociais, ambientais e de governança.

Considerando isso, o Serviço Social da Indústria - Sesi Paraná, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Senai Paraná, convidam as indústrias paranaenses a se inscreverem na Chamada Sesi ESG, que tem como objetivo desmistificar o tema e direcionar iniciativas, processos e projetos sustentáveis que podem ser implementados.

Planos de ações

A empresa Irthá Serviços e Obras participou da Mentoria ESG em 2023. Durante o processo, documentos foram analisados, colaboradores passaram por uma capacitação ESG e, após isso, foi realizado o preenchimento do diagnóstico, que sinaliza o nível de maturidade em sustentabilidade da empresa.

De acordo com André Veiga, engenheiro de qualidade na Irthá Serviços e Obras, durante a avaliação dos indicadores a empresa contou com a participação de gestores de diversos departamentos para responder o diagnóstico e chegar a um denominador comum.

“Escolhemos sustentabilidade e o impacto na comunidade local.  Na verdade, identificamos os principais pontos que necessitavam de melhoria e traçamos planos de ações bem factíveis para aplicação dos indicadores", afirma. Ainda segundo o profissional, “a mentoria foi muito importante para a cultura da empresa porque trouxe várias pautas novas que resultaram em insights para os colaboradores”, finaliza.

 

Como funciona a Chamada Sesi ESG?

Na primeira fase, empresas com CNAE industrial paranaense passam pela Mentoria ESG, com capacitação, diagnóstico e mapeamento dos indicadores a serem potencializados por meio de ferramentas Lean.

Na segunda fase, ideias de novas tecnologias ou produtos que surgirem na primeira fase, podem ser inscritas para serem desenvolvidas com o apoio dos Institutos Senai de Tecnologia e Inovação.

 

Quais são os principais benefícios?

  • Implementação de boas práticas de sustentabilidade nas indústrias atendidas; 
  • Implementação de ferramentas de Lean Manufacturing com foco em sustentabilidade;
  • Impactos socioambientais positivos (a partir dos indicadores implementados na empresa); 
  • Aumento do valor agregado de produtos e serviços;
  • Melhoria na gestão de risco;
  • Uso sustentável dos recursos naturais; 
  • Eficiência operacional e na cadeia de valor; 
  • Melhora da reputação e credibilidade da empresa frente à clientes e stakeholders; 
  • Reconhecimento de práticas de sustentabilidade por meio do Selo Sesi ESG.

 

Saiba mais em www.sesipr.org.br/chamadasesiesg.