Senai Paraná leva prêmio no IF Design Award 2023 com leito robótico

Nenhum17/04/2023
Premiação é considerada o ?Oscar? do design
Imagem sobre Senai Paraná leva prêmio no IF Design Award 2023 com leito robótico

O projeto de um leito hospitalar de UTI, que facilita o cuidado prestado ao paciente para acelerar sua recuperação e reduzir sequelas e óbitos, foi premiado no IF Design Award (International Forum Design)2023. Considerada o “Oscar” do design, a premiação, organizada na Alemanha desde 1952, atesta excelência em design mundial aos ganhadores. O produto foi desenvolvido pelo Instituto Senai de Tecnologia em Metalmecânica, de Maringá, em parceria com a AMR Robotics, e inscrito na competição na categoria de medicina e saúde.

O leito robótico foi criado para minimizar os danos à saúde de pacientes imobilizados em leitos de UTI por longos períodos. Devido à pressão exercida pelo contato da pele com a cama, o equipamento auxilia na movimentação do corpo, possibilitando a internação e manipulação de pacientes de forma funcional com ajustes finos de acordo com cada característica do paciente. O leito robótico também foi projetado para oferecer melhores condições aos cuidadores (médicos, enfermeiros e equipe multidisciplinar), com base em pesquisas apontando as necessidades destes profissionais no cuidado destes pacientes.

O designer de produto do Instituto Senai de Tecnologia (IST) em Metalmecânica, Carl Kawasaki, explica o desenvolvimento do projeto. “Nos baseamos na primeira lei da ergonomia: a melhor posição é sempre a próxima. Ou seja, com a alternância nos pontos de pressão exercidos sobre o corpo é possível evitar o desgaste da pele e dar um maior conforto ao paciente”. O equipamento tem diversas articulações, que podem ser acionadas para alterar a posição do paciente, ficando até na vertical, o que reativa a circulação no corpo, gerando a ergonomia cognitiva, ou seja, induz o paciente à obter sensação de estar caminhando ou de se levantar, o que auxilia e traz benefícios ao tratamento. Por conta da movimentação das articulações, o leito faz também a fisioterapia passiva, inclusive de partes específicas do corpo. 

Além do IF Design Award, o leito robótico já recebeu outras premiações, consideradas as mais importantes do Brasil. O projeto foi ouro no Prêmio Bornancini de Design, na categoria Design de Produto Profissional; prata no Prêmio Brasil Design Award 2021; e terceiro lugar no Prêmio de design do Museu da Casa Brasileira.

Sobre o IST Metalmecânica

Localizado em Maringá, IST em Metalmecânica possui ampla estrutura para atender as demandas da indústria, desenvolvendo soluções tecnológicas integradas, aplicadas a produtos e processos, com foco na sustentabilidade e no desenvolvimento industrial de pequenas, médias e grandes empresas de vários setores industriais O portfólio de serviços compreende consultoria especializada, pesquisa aplicada e desenvolvimento de produtos. A equipe do Instituto é formada por especialistas (doutores, mestres e técnicos), com acesso a equipamentos tecnológicos e softwares avançados, o que promove agilidade e qualidade na prestação dos serviços em todas as suas etapas.

A unidade faz parte de uma rede de seis institutos de tecnologia do Senai no Paraná, além de outros dois institutos de inovação, Hub de Inteligência Artificial e dois Habitat Senai. Por meio deste ecossistema de inovação, o Senai no Paraná objetiva apoiar as indústrias na modernização e atualização oferecendo soluções para promover a aplicação da tecnologia de acordo com as demandas de cada empresa.