Senai Paraná e UTFPR firmam parceria com foco em Inteligência Artificial

Notícias12/04/2023
Programa une partes prática e acadêmica, voltadas para demandas da indústria
Imagem sobre Senai Paraná e UTFPR firmam parceria com foco em Inteligência Artificial

O Instituto Senai de Tecnologia da Informação e Comunicação (IST TIC) e o Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI), mestrado profissional, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), assinaram acordo de pesquisa em abril. O objetivo é ampliar a produção técnica e científica em Inteligência Artificial com foco na indústria e o desenvolvimento de pesquisas para empresas e organizações públicas e privadas no Brasil.  

A parceria vai unir a parte acadêmica e a parte prática, por meio de formação de turmas que participarão de residências no Hub de Inteligência Artificial (IA) do Senai e de aulas teóricas no Programa de Mestrado da PPGI – UTFPR de Cornélio Procópio-PR. A primeira turma será lançada esse ano e a expectativa é receber de dez a quinze alunos bolsistas. 

 O programa terá a duração de dois anos, sendo que no primeiro os alunos participam da residência com especialização em Inteligência Artificial, com abordagem teórico-prática, e no segundo trabalham na dissertação do mestrado. Na residência, os alunos participam de quatro desafios apresentados pelas empresas âncoras patrocinadoras do projeto, com o uso da IA para testar hipóteses e solucionar os problemas propostos. 

“O maior ganho é que esses alunos, além de ter uma formação acadêmica relevante como o mestrado, terão também uma formação prática profissional, com aplicação de técnicas de IA direcionadas à realidade das indústrias”, explica a Coordenadora de Tecnologia e Inovação do Senai Paraná, Silvana Mali Kumura. 

“Este acordo representa o desejo de entregar para o mercado profissionais capacitados para a aplicação de conhecimentos científicos de IA na solução de problemas ou proposição de inovações tecnológicas para atender demandas da sociedade e do mercado de trabalho”, explica Katia Romero Felizardo, Coordenadora do PPGI.  

Na ocasião da assinatura da parceria, participaram pelo Instituto Senai de Tecnologia participaram, Henry Carlo Cabral, Gerente de Negócios, Silvana Mali Kumura, Coordenadora de Tecnologia e Inovação e os pesquisadores Rafael Bressan e Leonardo Sanches, e pela UTFPR, Katia Romero Felizardo, Coordenadora do PPGI, os docentes, Danilo Sipoli Sanches e Silvio Ricardo Rodrigues Sanches e Márcio Jacommeti, Diretor-Geral do Campus Cornélio Procópio. 

Sobre o Instituto Senai de Tecnologia da Informação e Comunicação: 

 Equipado com laboratórios e equipamentos de última geração, o Instituto Senai de Tecnologia da Informação e Comunicação colabora para a digitalização das indústrias brasileiras, atendendo empresas de todos os portes. Localizado na cidade de Londrina, presta serviços para indústrias de todo o país. Os serviços prestados são voltados às temáticas de Sistemas Embarcados (software e hardware), Automação - IoT (Internet das Coisas), Indústria 4.0, Engenharia de Software e Cyber Security. 

O Instituto é homologado pela SOFTEX (Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro) como entidade implementadora da Melhoria de Processo do Software Brasileiro - MPS.Br e credenciado pelo MCTI (Ministério Ciência Tecnologia e Inovação) para atendimento no Âmbito da Lei de Informática. Isso confirma a competência da equipe qualificada, apta para atender as necessidades da indústria e especializada na prestação de serviços técnicos de consultoria e auditoria. Para saber mais acesse: http://bit.ly/ist-tic