Plataforma inovadora de startup acelerada pelo Habitat Senai recebe aporte do Lactec

Nenhum10/03/2023
Selecionada em evento de inovação, startup HK360 alia inteligência artificial para otimizar desempenho de pequenas e médias indústrias
Imagem sobre Plataforma inovadora de startup acelerada pelo Habitat Senai recebe aporte do Lactec

A startup curitibana Heijunka 360, mais conhecida como HK360, desenvolveu um sistema online completo e inédito no mercado que conecta vendas e operações para alcançar estabilidade entre estoque e fluxo de caixa e otimizar resultados. A abordagem inovadora rendeu à empresa o aporte tecnológico do centro de pesquisa e tecnologia, Lactec.

O incentivo será realizado por meio da Go4, uma iniciativa de inovação aberta da instituição, voltada ao desenvolvimento de soluções escaláveis com alto valor agregado.

A empresa se destacou na participação do Demo Day, em julho de 2022, evento realizado pela Go4 e pela Aceleradora Habitat Senai. Os principais critérios avaliados foram inovação, potencial de mercado, viabilidade do modelo de negócio e escalabilidade da solução.

Solução diferenciada

Com uma iniciativa inédita, a HK360, desenvolveu um método exclusivo, o easy360. Para compreender o sistema, é possível fazer uma analogia com as rodas de uma bicicleta, na qual as áreas de operações e vendas precisam andar na mesma direção a fim de alcançar nivelamento e gerar resultados consistentes. Com o mapeamento dos processos chaves entre vendas e operações, é possível simplificar e minimizar problemas para alcançar estabilidade. O propósito está, inclusive, registrado no nome da startup: Heijunka é um termo japonês relacionado ao nivelamento, base do TSP – Toyota Production System ou Sistema Toyota de Produção.

Em funcionamento desde fim de 2020, a proposta da startup é tratar do negócio de forma completa e integrada. O ineditismo é um dos pontos que motivou o aporte por meio do Lactec, que busca justamente transformar ideias inovadoras em negócios escaláveis por meio da Go4. “O aporte é realizado por meio de apoio para desenvolvimento e tecnologia, por se tratar de um modelo de negócio promissor”, destaca o gerente de Inovação e Novos Negócios do Lactec, Jefferson Chapieski. Entre os diferenciais da HK360 está a usabilidade facilitada e a acessibilidade financeira para pequenas e médias indústrias.

Com ampla experiência no setor, os idealizadores da startup identificaram que a comunicação entre as diversas áreas da empresa precisa ser efetiva para potencializar o resultado. “Fazemos uma solução preditiva de demandas e capacidades da empresa. No final, conseguimos aumentar o giro de estoque e o fluxo de caixa melhora, sendo possível aumentar o faturamento”, ressalta o fundador da HK360, Christian Luciano da Silva. Com forte aplicação de Inteligência Artificial (IA) nos módulos de previsão de demanda e análise de capacidade, a plataforma é capaz de construir as melhores orientações preditivas sobre o que será vendido e a utilização dos recursos produtivos disponíveis.

Além da ampla experiência da equipe, desde 2021 a startup faz parte da Aceleradora Habitat Senai, que é um Programa do Sistema Fiep para promover o empreendedorismo industrial em startups, criando e desenvolvendo negócios inovadores. Com o apoio de mentores, parceiros e especialistas, são compartilhados conhecimentos e experiências em busca do desenvolvimento e crescimento acelerado do negócio. 

Inovação acessível e online

Atualmente, a startup já tem em seu portfólio indústrias de variados segmentos, como agronegócio, tecnologia, vestuário e automação. Diferentemente de outras empresas que atuam no setor, a HK360 é acessível para pequenas e médias indústrias, e tem um sistema de transferência de conhecimento. Todo o acompanhamento do negócio é realizado através de rotinas estruturadas com periodicidades semanais, quinzenais e mensais, por meio de uma plataforma na nuvem, onde todas as rotinas de vendas e operações são registradas.

Com isso, é possível agilizar os processos e as trocas de informações entre os setores, aumentar a eficiência, aprimorar o fluxo de trabalho e impulsionar a produtividade.