Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Estruturas é credenciado como unidade EMBRAPII

Notícias04/01/2023
O credenciamento fortalece a cooperação entre o ISI-EE e a indústria, para o desenvolvimento de soluções inovadoras para diversos segmentos industriais.
Imagem sobre Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Estruturas é credenciado como unidade EMBRAPII

O Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Estruturas (ISI EE) de Maringá foi aprovado como uma Unidade EMBRAPII (UE). A Organização Social é voltada para o fortalecimento da pesquisa, desenvolvimento e inovação no setor industrial. Com a aprovação, o instituto tem maior entrada para a realização de projetos PD&I, pois a UE tem autonomia para identificar oportunidades de parceria e para a contratação de projetos voltados à geração de soluções tecnológicas e à introdução de novos produtos e processos para o mercado.  

A partir do credenciamento, ISI EE terá acesso, inicialmente, a R$ 5 milhões para serem investidos em projetos inovadores para o setor industrial, que envolvam durabilidade de estruturas e a utilização e desenvolvimento de materiais estruturais avançados. Com equipamentos modernos, o Instituto oferece pesquisas aplicadas com inovações tecnológicas incrementais e disruptivas para a indústria, atuando no desenvolvimento de estruturas desde a escala nano até a escala real, utilizando de simulação computacional, caracterização de materiais, ensaios mecânicos e prototipagem, visando atender os setores industriais de maneira transversal. 

“Recebemos com muita alegria o resultado da aprovação do credenciamento na rede EMBRAPII, o que evidencia a expertise e o alto nível de maturidade atingida ISI EE em projetos de alta complexidade. Investimos muito na formação da equipe técnica e na infraestrutura laboratorial que a partir de agora poderão ser disponibilizados de forma facilitada para contribuir ainda mais com pesquisa e inovação de excelência para as indústrias”, detalha o gerente de Tecnologia e Inovação do Senai Paraná, Henry Cabral. 

Para Fabrício Lopes, gerente executivo de Tecnologia, Inovação e Responsabilidade Social do Sistema Fiep, o anúncio do credenciamento representa uma conquista importante, já que permite ampliar as possibilidades de PDI para as indústrias do Brasil e Paraná, oferecendo mais acesso as pesquisas no Instituto.  

“Essa conquista promove maior acessibilidade por conta de uma parte do financiamento ser feita pela EMBRAPIII. O Senai Paraná se orgulha por ter duas Unidades credenciadas, como os Institutos de Inovação em Eletroquímica e Engenharia de Estruturas, o que facilita o desenvolvimento de projetos de alta complexidade. Como por exemplo, no setor de energia o ISI EQ já tem competências em relação os sistemas de geração e armazenamento de energia, sensoriamento, materiais avançados e inteligentes, e o ISI EE pode vir a complementar esse tipo de pesquisa”, explica.  

Conheça mais sobre o trabalho EMBRAPII 

A Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial – EMBRAPII – é uma instituição privada sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social pelo Poder Público Federal em setembro de 2013. A atuação institucional é orientada pelos objetivos fixados no Contrato de Gestão, firmado em dezembro do mesmo ano, com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC – e com o Ministério da Educação – MEC.   

O modelo de operação da EMBRAPII foi concebido para induzir a cooperação entre instituições de pesquisa científica e tecnológica e empresas industriais, explorando a sinergia entre ambas e estimulando a transferência de conhecimentos e a busca de soluções tecnológicas. A premissa é de que essa aproximação poderá dar uma importante contribuição para o aumento da intensidade tecnológica e da capacidade de inovação da indústria brasileira.  

As Unidades EMBRAPII são constituídas a partir de competências específicas das instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas sem fins lucrativos, com experiência comprovada no desenvolvimento de projetos de inovação em parceria com empresas do setor industrial. O credenciamento é exclusivo para o segmento da instituição responsável pela área de competência definida no Plano de Ação aprovado e contratado pela EMBRAPII.