Senai Paraná e Santa Catarina realizam evento sobre Lei de Informática em parceria com Abinee

Notícias18/10/2022 - Atualizado em 17/10/2022
O encontro falou sobre oportunidades da lei de informática para negócios em TI.
Imagem sobre Senai Paraná e Santa Catarina realizam evento sobre Lei de Informática em parceria com Abinee

A manhã desta segunda-feira (17) foi de imersão em oportunidades criadas pela Lei de Informática para financiamento de tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0. O evento foi organizado pelo Senai Paraná, em parceria com o Senai Santa Catarina e a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE), escritório do Paraná e Santa Catarina. A troca de conhecimentos ocorreu de maneira híbrida, com uma programação presencial no Habitat Senai, em Curitiba, e no Instituto Senai de Inovação em Sistema Embarcados, em Florianópolis, com transmissão ao vivo pelo Youtube.

“A parceria entre Senai Paraná e Senai Santa Catarina é extremamente importante. Ao longo dos anos desenvolvemos belos trabalhos, com muita sinergia e sempre focando naquilo que temos como premissa, que é buscar a inovação nas indústrias. A Abinee também é uma grande parceira, pois já está aqui dentro do nosso Campus, que em breve será um parque tecnológico, e quando juntamos essas frentes, quem ganha com certeza são as indústrias, que precisam sempre inovar e gerar valores, empregos, melhorando a nossa economia”, disse Fabrício Luz Lopes, gerente executivo de Tecnologia, Inovação e Responsabilidade Social do Sistema Fiep.

O tema discutido ao longo da manhã é considerado chave diante dos industriários, pois a área de tecnologia da informação está em constante crescimento e pode gerar oportunidades de aplicação por meio da Lei de Informática. “A Abinee é uma associação em âmbito nacional e atua no Brasil inteiro, com mais de 500 associados. Estamos em onze áreas setoriais e esse encontro é valioso para apresentarmos nosso trabalho, além de contextualizar nossas frentes de atuação e importância de ampliação da área”, explicou Israel Guratti, gerente do departamento de Tecnologia e Política Industrial da Abinee, ao longo do evento.

O que é lei de informática?

A Lei de Informática (Lei nº 8.248/1991) é um instrumento de política industrial, criado no início da década de 1990 para estimular a competitividade e a capacitação técnica de empresas brasileiras produtoras de bens de informática, automação e telecomunicações.

Os incentivos proporcionados pela lei estimularam e continuam estimulando a instalação de plantas fabris, a contratação de recursos humanos, o aumento da produção de bens de informática para o consumo no mercado brasileiro, dentre outros impactos positivos para a região. A lei concede crédito financeiro para empresas do setor de tecnologia que investirem em atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação. O incentivo fiscal é especialmente útil para negócios baseados em hardware e automação, ferramentas importantes para a transformação digital.

“É uma grande oportunidade, pois temos muitas atividades em comum, como a atuação em tecnologia da informação e eletro/eletrônica. Essa é o momento de mostrarmos e de complementarmos essas competências. É uma grande satisfação ter esse encontro e falar sobre nossos institutos e nossas linhas de atuação”, enfatizou Maurício Cappra, gerente executivo de tecnologia e inovação do Senai Santa Catarina.

Soluções para empresas beneficiárias

A Gerência de Tecnologia e Inovação do Sistema Fiep auxilia indústrias beneficiárias da Lei de Informática de diversas maneiras e o Habitat Senai atua com a contratação de startups para projetos de P&D, além de consultorias para elaboração e credenciamento do PPB (Processo Produtivo Básico).

Os Institutos Senai de Tecnologia e Inovação apoiam as empresas com recursos técnicos, instrumentais e tecnológicos para ampliar as capacidades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação das empresas beneficiárias da Lei da Informática ao acessar o know-how e experiência em projetos de diferentes níveis de maturidade e complexidade, oportunizando a redução do risco tecnológico associado a atividade de PD&I e contribuindo para que cumpram com obrigações regulatórias.

Entre em contato com nossos consultores e saiba mais como acessar essas e outras oportunidades: inovacao@sistemafiep.org.br | (41) 9 8850-9653.