Capacitação sobre metodologia BIM é ofertada pelo Senai Paraná

Nenhum03/10/2022
O instituto realizará workshops e cursos para profissionais da área em parceria com a ABDI. Saiba mais!
Imagem sobre Capacitação sobre metodologia BIM é ofertada pelo Senai Paraná

O Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil firmou um convênio com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, para prestação de serviços técnicos especializados para capacitação na metodologia Building Information Modelling – BIM. Dentro desse convênio o Instituto será o responsável por desenvolver diversos workshops práticos para profissionais de todo o Brasil, financiados pela ABDI, e ofertados gratuitamente para os profissionais.  

As capacitações serão direcionadas as empresas e profissionais do setor de Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) e ocorrerão remotamente de setembro deste ano a setembro de 2023. As iniciativas são da ABDI, instituição vinculada ao Ministério da Economia – no âmbito das ações da Plataforma BIMBR e parte integrante do movimento ‘Democratizando BIM’. 

Detalhes do curso e possibilidades 

Serão desenvolvidos módulos práticos e síncronos de capacitações para o Democratizando BIM, com mensuração de índices de aumento médio de maturidade BIM e de adoção de tecnologias, metodologias ou processos BIM dos participantes da iniciativa. 

A Modelagem da Informação da Construção ou Building Information Modelling (BIM) é o conjunto de tecnologias e processos integrados que permite a criação, utilização e atualização de modelos digitais de uma construção. Pode ser utilizado durante todo o ciclo de vida da construção, desde a concepção do projeto até o acompanhamento e controle de obras e a realização da gestão e manutenção de edificações e obras de infraestrutura. 

“Sua utilização aprimora muitas práticas do setor da construção e traz diversos benefícios. O BIM proporciona redução de erros de compatibilidade, otimização dos prazos, maior confiabilidade dos projetos, processos mais precisos de planejamento e controle de obras, aumento de produtividade, diminuição de custos e riscos e economia dos recursos utilizados nas obras. Além disso, aumenta a confiabilidade nas estimativas de custos e no cumprimento dos prazos, reduz a incidência de erros e imprevistos, garante uma maior transparência no processo de compra e confere maior qualidade às obras”, explica Letícia da Costa Gonçalves, coordenadora do Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil.

Dentro do Convênio do IST Construção Civil será responsável por: 

  1. Desenvolver os módulos práticos e síncronos das capacitações dentro do Democratizando BIM.
  2. Desenvolver os conteúdos programático para subsidiar as capacitações conceituais e práticas.
  3. Demonstrar situações de aprendizagem relacionadas a BIM.
  4. Mensurar índices de aumento médio de maturidade BIM e de adoção de tecnologias, metodologias ou processos BIM dos participantes da iniciativa.

Reconhecimento e possibilidades 

A coordenadora ainda explica que o Senai Paraná, por meio do IST-CC, é reconhecido pela contribuição com a difusão dos benefícios da metodologia BIM, assim como com o aprimoramento profissional do setor de AEC em várias iniciativas relacionadas a BIM ao longo dos últimos anos. Dentre elas vale citar, o programa Residência BIM, o qual é voltado tanto para construtoras, incorporadoras e escritórios de projetos, quanto para profissionais graduados nas áreas de Arquitetura e Urbanismo ou Engenharia Civil, e prevê atividades teóricas e práticas, com aplicação nas Empresas Patrocinadoras, contando com a mentoria de consultores do Senai, especialistas na tecnologia. 

“Também é importante mencionar o Termo de Cooperação Técnica BIM firmado com a Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná (SEIL) que visa promover o intercâmbio de informações sobre contratação, gestão e fiscalização de contratos de serviços de engenharia e arquitetura licitados com exigência da tecnologia BIM; organizar e realizar palestras, lives, workshops e debates atuais e relevantes sobre a temática BIM, e publicar material orientativo destinado à implantação do BIM nos municípios paranaenses”, enfatiza Letícia. 

Além dessas inciativas o Senai Paraná tem em seu portfólio de serviços relacionados ao BIM, uma relevante gama de implantações da tecnologia, tanto em Instituições públicas, como em empresas privadas, detendo assim grande experiência não só teórica, como prática, em diferentes esferas, conhecendo a fundo os desafios para disseminação da tecnologia BIM. Em paralelo a esses desenvolvimentos, a ABDI vem contribuindo com os esforços do Ministério da Economia e demais órgãos de governo na disseminação do BIM no país há alguns anos, participando ativamente nas discussões entre governo, academia e indústria. 

Se inscreva! 

Datas e horários das turmas, serão divulgados via edital, que pode ser acessado pelo site. Para se manter atualizado sobre o tema e sobre a divulgação dos editais, cadastre-se na Plataforma BIMBR. As aulas já começaram e os alunos estão animados: