Tecnologias para a mitigação de mau cheiro de processos produtivos serão desenvolvidas em Toledo

Notícias17/08/2022
Este é mais um grande projeto do Habitat Senai, Institutos Senai de Tecnologia e Inovação e empresas parceiras.
Imagem sobre Tecnologias para a mitigação de mau cheiro de processos produtivos serão desenvolvidas em Toledo

Um novo projeto aprovado na Plataforma Inovação para Indústria, uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), na categoria Aliança Agenda.Tech, está sendo desenvolvido pelo Habitat Senai juntamente aos Institutos Senai de Inovação e Tecnologia e diversas empresas parceiras. O projeto surge de uma necessidade da cidade de Toledo, que é pauta do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, o mau cheiro causado pelos processos produtivos tem causado incômodo aos moradores.  

Com o estudo, o objetivo é desenvolver uma agenda estruturada que permita, no futuro, desenvolver tecnologias para mitigação deste mau cheiro, por meio de desenvolvimento e Inovação (PD&I), consultorias e produtos de educação que possibilitem a implementação das tecnologias essa mitigação. Outro fator positivo do projeto é a contribuição para o atingimento de cinco dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). É o que explica Andres Lens, consultor de PDI do Senai do Paraná.  

“O projeto é relevante para o atingimento dos ODS pois não existe mais espaço para desenvolvimento de novas tecnologias e novos processos para produzir energia, água e alimento para a população mundial sem considerar a sustentabilidade econômica e ambiental do planeta. Para isso é importante a criação de projetos estruturantes, como o Agenda.tech, que permitam o direcionamento do desenvolvimento de tecnológico para processos produtivos sustentáveis, tornando um planeta um lugar melhor para se viver”, detalha. 

Participação de grandes empresas da região 

O caráter multidisciplinar e atuação entre as organizações, deve resultar na identificação de oportunidades para co-desenvolvimento de projetos com uma abrangência robusta, capaz de impactar toda a cadeia de agronegócio. As boas práticas previstas no escopo deste projeto visam fortalecer as relações e parcerias, otimizando as conexões e articulações necessárias para o fortalecimento do ecossistema de inovação no Agronegócio da região Oeste do Estado do Paraná.  

Participam do projeto cinco grandes indústrias da região, como Tectron, Primato, Quimitol, Safeeds e Fiasul. Além da UTFPR campus de Toledo, Associação comercial e empresarial de Toledo, Secretaria do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Toledo e do Senai, buscando integrar as competências do setor produtivo, academia, representantes da classe empresarial e poder público e a área de tecnologia e Inovação do Senai, para contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população. 

“A intenção desta união é finalmente detectarmos de onde vem o mau cheiro que moradores sentem em Toledo. Para obtermos sucesso, contamos com a expertise e conhecimento de pesquisadores do Senai Paraná. Não necessariamente este cheiro é provocado por empresas, mas a nossa intenção é estudar e de fato entender se, além do mau cheiro, que incomoda durante a rotina, também temos algum risco à saúde. O projeto será um norte e que com certeza irá gerar melhorias”, explica Anderson Sabadin diretor executivo da Primato.